31 janeiro 2012

2ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ARTE, ILUSTRAÇÃO E CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMÁRIA

Será na Universidade de Aveiro em Portugal.

Temas:
1. Educação e Cultura Visual: Construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias;
2. Cultura Visual e Infância: Autoria e Autorias;
3. Infância e Educação: Projeto e Projetos;
4. Ilustração e Cultura Visual: Tecnologia e Tecnologias;
5. Infância, Cultura Visual e Ilustração Gráfica: Novas Abordagens Educativas.

Cronograma:
Envio de abstract (orientações  aqui): até 15/02/2012 (envio aqui);
Notificação de aceitação: 01/03/2012;
Envio do trabalho completo: 15/05/2012;
Conferências: 23 a 25/07/2012.

Saiba mais aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

VIU ISSO: PINTURA DE HITLER VENDIDA POR 32 MIL EUROS

"Maritme Nocturno" foi vendido no domingo.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

27 janeiro 2012

FIM DE SEMANA AEOL: AMY WINEHOUSE FT. JEAN PAUL GAULTIER

O pai da cantora não gostou nem um pouco do que aconteceu em Paris nessa semana. Saiba porque aqui.

Já sabe por quê? Assista ao vídeo abaixo e tire suas conclusões:


Bom final de semana!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

PROJETO DA 30ª BIENAL DE SP

Conheça a proposição do curador Luis-Pérez Oramas para a 30ª Bienal de SP que - devido à notícia que está circulando desde ontem - talvez não aconteça:

A 30ª Bienal acontecerá entre setembro e dezembro de 2012 e já tem seu motivo definido: A iminência das poéticas. O primeiro ano de trabalho da equipe curatorial, que além de Luis Pérez-Oramas tem como curadores associados o artista gaúcho André Severo e o alemão Tobi Maier, e como curadora-assistente Isabela Villanueva, concentrou-se no aprofundamento do conceito que orientará a construção da mostra e na visita a artistas que poderão participar da exposição.

A definição dos nomes que estarão presentes na seleção se fundamentará num conceito curatorial que leva em conta as relações de sentido entre as obras, como se gravitassem em torno de temas ou linguagens que lhe dessem afinidade. “Numa seleção linear só interessam os nomes. Para a 30ª Bienal as relações de sentido são mais importantes que os nomes e as estruturas de relacionamento e de vinculação, como se fossem constelações, que direcionam o processo de seleção”, esclarece Oramas.

As participações na 30ª Bienal se darão por três maneiras: artistas comissionados, com obras criadas especialmente para a mostra, monografias, de artistas cuja produção inteira tem um enorme sentido na produção contemporânea e os contrapontos, muitas vezes históricos, que articulam as relações constelares.

A iminência das poéticas
A 30ª Bienal terá como motivo central A iminência das poéticas. “A iminência definida como o que está a ponto de acontecer, a palavra na ponta da língua, o silêncio imprevisto que antecede a decisão de falar ou de não falar, a arte como estratégia discursiva e a poética em sua pluralidade e multiplicidade”, traduz o curador.

A concepção da próxima Bienal parte desse motivo e utiliza como filtros para localização das constelações quatro zonas curatoriais (Alterformas, Derivas, Sobrevivências e Vozes) e uma zona transversal (Reverso), como forma de articular os artistas e temas que vão compor o quadro geral da mostra. Veja a definição dos curadores para esses filtros conceituais:

Sobrevivências
A noção de sobrevivência permite o pensamento sobre a seleção de artistas e obras referenciais, a partir dos quais os artistas contemporâneos convidados poderão interagir no sentido de desenhar um campo histórico comum. Segundo a curadoria, sobrevivência atua fundamentalmente através da inscrição de formas e práticas constituídas em âmbitos de vida e de temporalidades distantes (no tempo e/ou no espaço), tornando possível a transição entre elas e a experiência humana do presente.

Alterformas
Complementando as questões conceituais propostas emSobrevivências, a curadoria da 30ª Bienal pretende criar uma segunda zona curatorial para a seleção de artistas e práticas – neste caso mais contemporâneos. Esta zona será trabalhada a partir da pista oferecida pela manifestação de alterformas ou deformações – entendendo-se por isto a interpretação de obras como lugares da “transformação seletiva” que consciente ou inconscientemente, voluntária ou involuntariamente, os artistas realizam dentro do campo instituído em suas próprias práticas. Um segmento a ser desenhado dentro de Alterformas consistirá em traçar o estado atual, na América Latina, das releituras deformantes da modernidade. Outro segmento deverá ser instituído a partir de uma interrogação sobre “o estado dos meios artísticos”: os sobejos da pintura, da gravura, da poesia, da teoria, do cinema, da literatura, do teatro e da fotografia, em um tempo caracterizado pelo monopólio da imagem como meio e como arte-meio.

Derivas

A ideia de deriva configura-se como uma noção chave dentro do quadro conceitual da 30ª Bienal. Entretanto, menos do que traçar uma história das derivas artísticas modernas, o interesse está em tratar a deriva a partir das potencialidades de seu aparato enunciativo – a arte como deriva, a deriva como prática artística, como ação estética e social; o nomadismo como metodologia para desestabilizar a disciplina artística e para pensar a ocupação humana de territórios e espaços. Conjugado com Sobrevivências e Alterformas, a curadoria pretende, a partir de certas derivações da modernidade (encarnadas, sobretudo, nos artistas referenciais presentes na mostra) propor um conjunto de formas alteradas, restos, deformações, nas quais a residualidade dos meios, sua hibridação e sua marginalidade – seu estar na margem ou em um “entre-margens” – possa ser entendido como desvio, como deriva das formas, das linguagens e das imagens, tanto no campo da arte como na constelação de novos espaços que as tecnologias da informação e a digitalização tornam possíveis.

Vozes
Considerada como um “zona entre zonas” dentro do quadro conceitual da30ª Bienal , Vozes manifesta-se explicitamente através de obras em que a voz prevalece em suas vinculações com a dimensão performativa da arte e com o material fônico (som, rádio, música etc.) e pretende levantar interrogações sobre de que maneiras se dão, hoje, as relações entre poéticas visuais e poéticas discursivas ou verbais. Pensando a voz como matéria plástica e artística em todas suas vertentes e possibilidades,Vozes atravessa Sobrevivências, Alterformas e Derivas e deverá configurar-se como a principal extensão da mostra na cidade de São Paulo (sobretudo através de uma unidade radiofônica a ser construída dentro da mostra). Estabelecendo uma ponte entre a noção de voz e as mais variadas dimensões performativas da arte contemporânea (passando pelas conotações que esta possibilidade abre para introduzir a voz de outros, a alteridade da voz em suas mais variadas manifestações), Vozes abre, para os curadores da 30ª Bienal de São Paulo, a possibilidade de pensar e organizar curatorialmente uma presença da voz dos espectadores (ou interlocutores) por meio da ativação de dispositivos de diálogo presentes na mostra ou nas plataformas virtuais da Bienal.

Reverso
Tratada conceitualmente como uma zona transversal aos componentes expositivos da mostra, Reverso é uma espécie de plataforma nômade que abraça, desde sua elaboração, todos os elementos curatoriais do projeto da 30ª Bienal e os estende para a cidade. Abarcando desde os encontros preliminares da equipe curatorial com instituições, artistas e pensadores contatados durante todo o período de elaboração conceitual da 30ª Bienal, Reverso deverá materializar-se através de intervenções urbanas, mostras em parceria com outras instituições estabelecidas na cidade de São Paulo e mostras de filmes, apresentações teatrais e musicais encomendadas a artistas locais e/ou internacionais. Instaurando-se como uma forma de estender e potencializar o evento realizado no pavilhão localizado no Parque Ibirapuera, Reverso pretende constituir-se como uma possibilidade de desenvolver um diálogo aberto e não específico entre a 30ª Bienal, o público, as instituições e os demais agentes culturais e sociais atuantes na cidade.



Fonte: www.bienal.org.br

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

BIENAL DE SP ESTÁ COM CONTAS BLOQUEADAS

Decorrente de questionamentos sobre convênios ocorridos entre 1999 e 2006, as contas bancárias da Fundação Bienal de São Paulo estão bloqueadas por inadimplência, colocando em risco - dentre outros - a realização da 30ª Bienal. O Educativo Bienal é o primeiro que poderá ser atingido.

Leia trechos do informe que recebemos ontem da Fundação Bienal:

[...] gostaríamos de informá-lo a respeito da situação que a Fundação Bienal está tentando solucionar no momento e que deve ser matéria de imprensa nos próximos dias. E aproveitamos para deixar claro que toda nossa programação do Educativo assumida até agora será mantida.

Temos atualmente 13 processos em análise no Ministério da Cultura, relativos à prestação de contas de convênios firmados no período de 1999 a 2006 para a realização de mostras Bienais de São Paulo e de Veneza, reformas pontuais do prédio e publicações.

A Instituição vem respondendo prontamente, com transparência e organização, aos questionamentos formais do MinC e da Controladoria Geral da União com relação a esses processos. Mesmo assim, foi recentemente incluída no cadastro de inadimplentes e, consequentemente, teve o acesso às suas contas bancárias relacionadas a projetos incentivados bloqueado. Embora o bloqueio de recursos mesmo durante a fase de análise de contas seja um recurso comumente adotado pelo Governo Federal na relação com instituições com as quais celebra convênios, a atual situação coloca em risco não apenas a realização da 30ª Bienal em 2012, mas também de diversas atividades relevantes como as formações de professores, visitas de estudantes a mostras, seminários e encontros do Educativo Permanente, a realização das representações brasileiras nas Bienais de arte e arquitetura de Veneza, a manutenção e o aprimoramento do Arquivo Histórico, e as publicações previstas pela Coordenação Editorial, entre outras. Sem visar interferir nos processos de análise em curso, a Fundação entrou com recurso judicial como uma alternativa respeitosa e prudente para garantir a liberação dos recursos bloqueados até que os processos em andamento cheguem à sua conclusão.

[...]

A atual diretoria da Fundação, cuja gestão teve início em maio de 2009, reforça seu compromisso de transparência e profissionalismo na reestruturação da instituição em todos os níveis, sempre aprimorando processos e instrumentos de controle para uma prestação de contas mais ágil e eficaz junto aos órgãos públicos, aos patrocinadores e toda a sociedade. Além disso, ressalta o seu empenho no trabalho em parceria com a sociedade pela manutenção e fortalecimento da Instituição, vital para a cultura do país.

Ao adotar esta postura, ao mesmo tempo prudente, ética e transparente, a Bienal espera que se possa evitar que pendências relativas a eventos passados, ainda em fase de discussão e análise, comprometam o presente e o futuro de uma instituição que [...] há 60 anos ocupa um importante papel na cena cultural brasileira.

Estamos à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas a respeito do tema.

Atenciosamente,
Fundação Bienal de São Paulo
Stela Barbieri
curadora . educativo

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

26 janeiro 2012

"GUERRA" E "PAZ" DE PORTINARI EM SÃO PAULO

Você soube antes aqui.

Entre 06 de fevereiro e 21 de abril de 2012 os painéis pertencentes à ONU que foram restaurados no Rio de Janeiro estarão expostos no Memorial da América Latina.


Saiba tudo aqui e como agendar visitas aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

NOVO MAC-USP ABRE AS PORTAS

Primeira mão: No próximo sábado o Governo do Estado de São Paulo entregará à USP o Prédio do Detran no Ibirapuera, nova sede do Museu de Arte Contemporânea/MAC-USP.

A exposição inaugural "O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia" já está pronta no térreo e - além de marcar a ocupação do novo prédio - inicia as preparações para o cinquentenário do museu em 2013.

Escultura de Maria Martins que está na exposição
(imagem:  http://www.mac.usp.br)

Comenta-se que a grande inauguração será em setembro próximo quando acontecerá a abertura da 30ª Bienal.

Saiba mais aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

24 janeiro 2012

23 janeiro 2012

AEOL 2012

Esperamos que suas férias (ou recesso) tenham sido divertidas, prazerosas e dançantes!

Após as séries AEOL PARA DANÇAR  e FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR descansaremos um pouco e voltaremos amanhã - 24/01/2012 - com novas informações sobre arte e educação.

Até já!

-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 46: HERVA DOCE

Vai para a academia? Leve o vídeo abaixo no MP3, 4, 5, 6, 7, 8 ou como preferir chamar o seu player:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 45: SISSOR SISTERS

Herdeiros dos "Bee Gees" no séc. XXI, é quase impossível ficar parado.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 44: J POP

Não temos a menor ideia do que se trata. Só sabemos que é pop japonês e divertido para dançar.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 43: BEYONCÉ 2


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 42: YELLE BY HLM REMIX

Safari Disco Club:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 41: PEACHES

A atmosfera do clipe é meio sinistra mas vale assistir até o final.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 40: MISS KITTIN & THE HACKER


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 39: B52'S


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 38: SALGUEIRO


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 37: SHAKIRA

Primeiro sucesso internacional da estrela pop colombiana. Confira:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

22 janeiro 2012

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 36: BURAKA SOM SISTEMA

In-crí-vel!


-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 35A: NICKI MINAJ

Post extra: clipe lançado na semana passada.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 35: AFRIKA BAMBAATAA


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 34: DANIELA MERCURY

Se há algo que nós brasileiros não podemos reclamar é dos ritmos para dançar:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 33: CINDY LAUPER



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 32: TCHAIKOVSKY

O mago do balé remixado:


by Oh! Yeah

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 31: JANELLE MONÁE

Ah se James Brown ouvisse isso!


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 30A: NEUZINHA BRIZOLA

Post extra:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 30: ZECA PAGODINHO



Robyerto Carioca,
por e-mail especial para AEOL.
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 29: GREEN DAY


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 28: GERA SAMBA


Indicação comentada:
Muito se falou sobre a erotização de crianças com essa música mas para mim era apenas gostoso de dançar.
Gaby,
por e-mail especial para AEOL.
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 27: LOS DEL RIO


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 26: FALAMANSA


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 25: JACKSON DO PANDEIRO


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 24: ELVIS

Precisa de sobrenome?


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 23: MADONNA


-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 22: TONY BENETT & LADY GAGA

Enjoy!


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 21: ROBERTO CARLOS


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR

A realeza pop dominará os próximos posts da série AEOL PARA DANÇAR.

Acompanhe!

-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 20: IBRAHIM FERRER & OMARA PORTUONDO IN BUENA VISTA SOCIAL CLUB

Bom dia! Está acordad@?

Para dançar de rosto colado antes do café da manhã.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 19: CHIQUINHA GONZAGA

Em ritmo de carnaval:


-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 18: RITA PAVONE


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 17: CHUCK BERRY


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 16: SYLVINHO



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 15: YELLE 2


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 14: LA VELA PUERCA

Rock uruguaio. Confira:


Anônimo uruguaio,
por e-mail especial para AEOL
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

21 janeiro 2012

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 13: SIGUE SIGUE SPUTINIK


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-----------------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR

Recebemos vários e-mails com indicações de músicas para dançar com  nicknames e todos são respeitados.

Envie sua MÚSICA PARA DANÇAR para arteducacaoonline@gmail.com que publicaremos aqui no AEOL.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 12: VIVE LA FÊTE

Poema de Apollinaire musicado.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR

Daqui a pouco tem uma banda belga que adora festas e por onde passa faz todo mundo dançar.

Às 23h00 aqui no AEOL.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 11: SPICE GIRLS

Aposta nossa: A cultura dos anos 90 dominará os cool hunters nos próximos anos.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR

Férias acabando e nós aqui dançando. Que ótimo!

48 horas de música para dançar no AEOL.

Posts de hora em hora até as 10h00 dessa segunda-feira, 23/01/2012.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 10: LADYTRON

O vídeo é lindo!


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 09: GRETCHEN



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 08: LUIZ GONZAGA FT. MIHO HATORI

2012 é o ano do centenário de Luiz Gonzaga:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 07: MICHEL TELÓ

Recentemente aclamado como "Justin Bieber latino", certamente esse é o hit dançante mais popular deste início de 2012.

Perceba que Lady Gaga estampa a camiseta de Michel.


Versões remix não faltam na internet. Ouça uma delas (by Deejaymayk):



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 06: MARTA SÁNCHEZ

Estrela pop espanhola que é sucesso no México. A base é da cultuada "Depeche Mode".


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 05: BANDA CALIPSO


-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 04: DAVID BOWIE

Clipe oficial de "Let's Dance":


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 03: FATBOY SLIM VS. SIDNEY MAGAL BY NAJ0



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 02: CARL PERKINS



MusicaSempre
Por e-mail para AEOL
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR 01: RITA LEE


RitaA,
por e-mail especial para AEOL
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

20 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR 20: SECOS & MOLHADOS

"O Vira" na TV Cultura:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 19: KODA KUMI

A estrela pop japonesa de R&B já fez clipe com Fergie.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 18: GIPSY KINGS

Samba, samba.



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 17: BEYONCÉ & JAY-Z

Ela já virou até nome científico de inseto: "Scaptia Plinthina Beyonceae".



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR

Devido ao enorme acesso que a série AEOL PARA DANÇAR vem registrando e à vasta indicação de músicas que recebemos, pela primeira vez AEOL terá posts ininterruptos no final de semana: 48 horas/48 posts com músicas e clipes no FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR.

Posts de hora em hora. A partir das 10h00 deste sábado, 21/01/2012.

Dance cá, dance acolá!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-----------------------------------------------------

19 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR 16: EARTH, WIND & FIRE REMIX

Pra quando setembro chegar:



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 15: DEVOLUTION (LEIA-SE DEVO)


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 14A: DOM OMAR

Kuduro está pop no Brasil:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 14: GEORGE MICHAEL

A cultura do início dos anos 90 certamente será tema entre formadores de opinião nos próximos anos.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 13: CEE-LO GREEN & JACK BLACK

Escolha da gestora e administradora do AEP, Edna Onodera.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR NO FIM DE SEMANA

Devido ao enorme acesso que a série AEOL PARA DANÇAR vem registrando e à vasta indicação de músicas que recebemos, pela primeira vez AEOL terá posts ininterruptos no final de semana: 48 horas de músicas e clipes no FIM DE SEMANA AEOL PARA DANÇAR.

Posts de hora em hora. A partir das 10h00 deste sábado.

Divirta-se!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-----------------------------------------------------

17 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR 08: BILL HALLEY FT. ACID FOSTER REMIX

Rock around the clock:



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 07: YELLE


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 06: CSS

Banda paulistana badalada no cenário internacional.


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
------------------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 05: FRED SCHNEIDER

Escolha do leitor: Keith Haring está no clipe.


Otaviano Augusto,
especial para AEOL via e-mail
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-----------------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR

Encontraremo-nos novamente a partir das 18h dessa terça-feira 17/01/2012 com quatro novos posts da série AEOL PARA DANÇAR.

Já temos uma escolha d@ leitor@.

Você também pode indicar uma música ou clipe que considere dançável para arteducacaoonline@gmail.com. Não se esqueça de escrever seu nome e/ou pseudônimo para assinar o post conosco.

Até mais!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

16 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR 04: LYKKE LI (REMIX BURAKA SOM SISTEMA)

Musicão!


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 03: BRAZILIAN GIRLS

Brasilidade é só no nome, tá!

Banda de Nova Yorque:



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-----------------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR: ESCOLHA DO LEITOR

Tem sugestão de música para dançar? Envie um link/embed code para arteducacaoonline@gmail.com que publicaremos em seu nome nos próximos dias.

-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR

Daqui a pouco tem uma divertida banda de NY.

Às 22h aqui no AEOL.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 02: THE CHALLENGERS

Surf music para dançar na praia durante o pôr do sol. Autoramas finaliza a série.



http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR 01: LADY ZU

Primeor post da série AEOL para dançar.

Nesta semana não escreveremos nada relacionado a trabalho. Vamos apenas nos divertir nessas noites quentes de verão.

Posts diariamente às 18h, 20h, 22h e 23h59.

Dance conosco!


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
------------------------------------------------------

AEOL PARA DANÇAR

Nova série AEOL.

A partir de hoje à noite.

Posts às 18h, 20h, 22h e 23h59.

Até mais tarde!

------------------------------------------

13 janeiro 2012

FIM DE SEMANA AEOL: CARINHOSO

Choro composto por Pixinguinha em 1917, letra escrita por Braguinha em 1937.

A versão instrumental de "Carinhoso" foi gravada pela primeira vez em 1928 pela "Orquestra Típica Pixinguinha-Donga" e a versão letrada por Orlando Silva em 1937.

Ouça o "Cantor das Multidões" contando (e cantando) em 1973 a origem desse monumento musical brasileiro no Programa Ensaio da TV Cultura:


Ficou curios@ para ouvir a valsa "Rosa" (música de Pixinguinha, letra de Otávio de Souza) na voz de Orlando Silva? Clique aqui.

Carinhoso final de semana a tod@s e até segunda-feira com a série AEOL PARA DANÇAR.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/index.html
-----------------------------------------------------

TURNER PRIZE 2011

Confira os finalistas.

Karla Black

Martin Boyce

Hilary Lloyd

George Shaw

E o vencedor é:


-------------------------------------------

12 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR

A partir da próxima segunda-feira.

Posts às 18h, 20h, 22h e 23h59.

Dance conosco no calor do verão! 

-------------------------------------------

CURSOS LIVRES DE CURTA DURAÇÃO NA ECA/USP

Fundamentos da Cerâmica
Fundamentos da prática da Cerâmica através de procedimentos específicos de construção, modelagem, engobe e esmaltação, visando capacitar o aluno para a concretização de projetos artísticos pessoais.
- público alvo: acima de 16 anos
- de 05 de março a 25 de junho
- segundas-feiras, das 14 às 18h
- custo: R$ 250,00/mês

Gravura em Metal
Aspectos que compõem o processo de realização de uma gravura. Desde a gravação da chapa, seja com ácidos, buril ou ponta-seca, envolvendo vernizes ou breu, passando pela preparação da tinta e pela técnica do entintamento da chapa, até o trato do papel e a impressão final.
- público alvo: acima de 16 anos
- de 07 de março a 20 de junho
- quartas-feiras, das 14 às 18h
- custo: R$ 200,00/mês

Desenho de Observação
A partir de exemplos da História da Arte, estimular a produção de desenhos através de diversas técnicas, possibilitando a cada aluno descobrir e desenvolver sua expressão individual. Da metade para o final do curso, os exercícios serão voltados para a observação da figura humana. As aulas contarão com modelo vivo.
- público alvo: acima de 16 anos
- de 06 de março a 26 de junho
- terças-feiras, das 14 às 18h
- custo: R$ 200,00/mês

Ateliê de Artes para Crianças
Desenvolvido para receber crianças de 7 a 12 anos. São duas turmas distintas a acontecer sempre às terças-feiras, pela manhã e à tarde. As inscrições são gratuitas e os alunos deverão trazer material a ser utilizado em sala de aula.
- de 10 de abril a 03 de julho
- terças-feiras – das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30
- gratuito

Vivências com a arte para jovens e adolescentes
Curso dirigido a jovens e adolescentes entre 13 e 18 anos. O curso proporcionará experiências individuais e coletivas voltadas para a produção artística e a apreciação estética, articuladas em torno de obras, linguagens e procedimentos artísticos diversos como: desenho, gravura, pintura, escultura, modelagem, fotografia, vídeo e instalação, além de propostas de caráter interdisciplinar envolvendo: artes plásticas, música, teatro, conto e linguagem corporal.
- de 13 de abril a 06 de julho
- sextas-feiras – das 14h30 às 16h30
- gratuito

Inscrições: de 01/02/2012 até 02/03/2012
Local: Departamento de Artes Plásticas, ECA/USP
           Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
           Cidade Universitária
Contato: Raul Cecilio, 11 3091-4430
extensao.cap@usp.br
www.cap.eca.usp.br


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

PLANEJAMENTO 2012

MASP:
Roma: A vida e os imperadores (a partir de 25 de janeiro)
Leonardo da Vinci
Caravaggio
De Chirico
Modigliani

Pinacoteca do Estado:
Alberto Giacometti
Carlos Cruz-Dies
Carlos Bunga
O Papel de Parede
O Retrato no Brasil
Antonio Parreiras
Lygia Pape
Willys de Castro

MAM SP:
Coleção Carlo Tamagni (em cartaz)
Chelpa Ferro
German Lorca
50 anos da morte de Oswaldo Goeldi
Wolfgang Tillmans
Adriana Varejão
Festival de Artes e Gastronomia

CCBB:
500 anos de Arte Alemã
Abrahan Palatnik
Amazônia - Ciclos de Modernidade
Exposição Pixinguinha
Kusama Através do Espelho
Los Carpinteros

CaixaCultural:
Maringelli
Hércules Barsotti
Miró - Desenhos e Gravuras
Alex Flemming - Obra Gráfica
Klumb
Memória da Rádio Nacional
Joia Crioula
Harald Schultz
Alexandre Farto
Mário Gruber
Sobre Anjos, Santos e Guerreiros
Xilogravura Nordestina
Natureza Impermanente
Polaróides de Tarkovski
Guido Viaro
Luiz Sacilotto
João Suzuki
Paulo Sayeg
Antana Sutkus
Márcio Périgo
Bienal Iberoamericana de Design
Gepeto de Praga (marionetes)
Os Robôs de Alamón

Instituto Tomie Ohtake:
Jasper Johns

Memorial da América Latina:
Painéis "Guerra" e "Paz" de Portinari

Local não divulgado:
Elvis Presley 35 anos da morte

30ª Bienal de São Paulo "A Iminência das Poéticas"

Bicentenário de Henri Rousseau

150 anos de Gustav Klimt

Centenário de Jorge Amado

Centenário de Mazzaropi

Centenário de Nelson Rodrigues

Centenário de Luiz Gonzaga

Centenário de Jackson Pollock

90 anos da Semana de Arte Moderna

60 anos do Manifesto de Arte Concreta

60 anos do MAM RJ

40 anos do lançamento do primeiro disco do Clube da Esquina

Ano Internacional da Energia Sustentável

Ano Internacional das Cooperativas

Fim da primeira fase do Protocolo de Kyoto

Jogos Olímpicos em Londres

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

11 janeiro 2012

CÓDIGO DE ÉTICA NA PESQUISA ACADÊMICA

Todo professor e pesquisador sabe que integridade intelectual é fundamental. Certo? Nem sempre!

A jornalista Sabine Righetti do Blog de Ciência da Folha de São Paulo acompanhou o World Universities Forum que acaba hoje na Grécia e destaca que um dos assuntos latentes é a ética na formação universitária.

Leia o código de ética da FAPESP aqui e o do CNPq aqui, ambos indicados por Sabine.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

10 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR

AEP em ritmo de aventura: férias são fundamentais e é delicioso dançar nas noites quentes de verão.

A partir da próxima segunda-feira - 16 de janeiro de 2012 - divirta-se com a nova série AEOL PARA DANÇAR.

Posts às 18h00, 20h00, 22h00 e 23h59.

Verifique as qualidades acústicas de seu computador e dance conosco.

-------------------------------------------

CULTS

Banda indie de Nova Iorque. Confira:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

CONCURSO PARA PROFESSORES NA UNB

Vagas no curso de Artes Visuais:

Área: Linguagens Poéticas
02 vagas

Área: Arte, Literatura e Psicanálise
01 vaga

Área: Teoria Crítica e História da Arte
02 vagas

Inscrições até 01/02/2012

Informações completas aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

BOM DIA: ALEXANDER

Os efeitos especiais são lindos:


http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

09 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR

Nova série a partir de 16 de janeiro.

Aqui no AEOL.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FOTÓGRAFOS PODERÃO IMPORTAR CÂMERAS PROFISSIONAIS SEM IMPOSTOS

Viu isso?


A Câmara dos Deputados analisa em Brasília o Projeto de Lei 2114/11, do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que isenta a cobrança de impostos e contribuições na importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas.


A isenção vale para Imposto de Importação (II); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público incidente na Importação de Produtos Estrangeiros ou Serviços (PIS/PASEP- importação); e Contribuição para os Programas de Integração Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Serviços do Exterior (Cofins - importação). Pela proposta, a isenção só será concedida aos artigos sem similares nacionais.


“Cada profissional utiliza pelo menos dois equipamentos idênticos na cobertura de determinado evento, o que torna ainda mais dispendiosa a atividade dos profissionais fotográficos e cinematográficos”, afirma Maia. Na opinião dele, as profissões de fotógrafo e cinegrafista são tratadas de forma marginal no Brasil. 

O deputado argumenta ainda que uma norma da Receita Federal já garante a isenção desses impostos para viajantes que trouxerem para o Brasil equipamentos e materiais fotográficos e cinematográficos não profissionais.


Comprovação
Para conseguir o benefício de importação, os fotógrafos e cinegrafistas terão de comprovar o exercício da profissão em sua carteira de trabalho ou certidão, no caso de servidores públicos. Além disso, eles deverão apresentar certidões de débitos da dívida ativa, de tributos federais e aduaneiros emitidas pela Receita Federal, garantindo que os materiais são exclusivos para exercício da profissão. 


A isenção deverá durar, conforme o projeto, por cinco anos a partir da implementação da nova lei. O texto remete ao Executivo a obrigação de estimar a renúncia fiscal gerada pelo benefício, de acordo com o estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00). (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp101.htm 


Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: Agência Câmara de Notícias.


P.S.: Iberê Camargo lutou pela isenção de impostos sobre a importação de tintas e nada conseguiu. Tomara que o projeto acima seja aprovado.


Edna Onodera
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

RESTAURO DE OBRA DE DA VINCI NO LOUVRE GERA POLÊMICA

Tratando-se de restauro, debates e controvérsias são corriqueiros, fundamentais e necessários.

Saiba tudo sobre a polêmico que permeia o restauro de "Santana, a Virgem e o Menino" no Louvre aqui.

Leonardo da Vinci ( e aprendizes), "Santana, a Virgem e o Menino", 1513
óleo s/ madeira, 168 x 112cm
Museu do Louvre

-------------------------------------------

DESIGN EM FOCO: APARTAMENTO DE ALEXANDRE HERCHCOVITCH

Veja imagens que o fotógrafo e ilustrador americano Todd Selby fez no apartamento do estilista em São Paulo.









Percebeu quanta arte? Tem mais aqui.

Nilton Bergue,
especial para AEOL
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
--------------------------------------------

06 janeiro 2012

FIM DE SEMANA AEOL: BEIRUT

Banda que se tornou popular no Brasil a partir da inserção da música "Elephant Gun" na minissérie Capitú.


Assista ao último clipe da banda (quiçá orquestra) comandada por Zach Condon:


Já ouviu a versão de Beirut para "O Leãozinho" do Caetano Veloso? Confira:


Essa gravação está em Red Hot + Rio 2 cujo foco é a Tropicália.

Lançado no ano passado, o álbum é mais uma produção da Red Hot Organization, projeto de música e cultura pop que capta recursos para o combate à Aids cuja verba oriunda da venda deste Cd é revertida.

Site oficial da banda aqui.

Até segunda!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

NOVA ALA PARA ARTE ISLÂMICA NO LOUVRE

Vinte e três anos após a inauguração da polêmica pirâmide de vidro idealizada pelo arquiteto cantonês I. M. Pei confira a mais nova ala do Louvre a ser inaugrada nesse ano.

Dessa vez, o projeto está sob responsabilidade do italiano Mario Bellini:


Conhece a história do Louvre? Acesse-a aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

05 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR

Para alegrar as noites de verão.

A partir de 16 de janeiro aqui no AEOL.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

ARTE/EDUCADORA NO BBB 12

A essa altura todo mundo já deve saber: Foi divulgada ontem a lista dos participantes do Big Brother Brasil 12 e Mayara Medeiros é uma das que participarão do programa.

Mayara Medeiros

Arte/educadora na Rede Estadual de Ensino paulista, foi educadora na 29ª Bienal de SP e promoveu no ano passado uma visita especial na exposição "Em Nome dos Artistas" com Valter José, ex diretor de filmes pornográficos e pós doutorando em filosofia alemã pela USP. Mayara também transita pelo universo dos filmes eróticos como produtora de alt porn.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

04 janeiro 2012

AEOL PARA DANÇAR

Quatro posts noturnos: às 18h00, 20h00, 22h00 e 23h59.

A partir de 16 de janeiro de 2012 aqui no AEOL.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

FÉRIAS NO MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

A equipe de educadores do AEP está nas casas históricas que integram o Museu da Cidade de São Paulo pronta para proporcionar férias repletas de histórias.

divulgação

Certamente há uma das casas perto de você. Venha e traga as crianças!

Mais uma parceria do AEP com o DPH.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

OURO PRETO VIRTUAL

Uma das mais importantes heranças barrocas que chegou ao nosso tempo e que está sofrendo com as chuvas de verão pode ser visitada virtualmente.

Fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto projetada por Aleijadinho

Ótimo para nossas aulas, é possível ver imagens ao vivo em câmeras que podem ser manipuladas virtualmente.

Visualize Ouro Preto aqui.

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------