As aulas recomeçando e como sempre nós nos atualizamos.
A essa altura você já deve ter visto o que está acontecendo em Kassel. Em caso negativo, confira:
Saiba tudo aqui sobre uma das três mais importantes exposições de arte contemporânea do mundo. Ouso dizer que as outras duas ainda são as Bienais de Veneza e de São Paulo.
O Arteducação Produções convida educadores interessados em participar do processo seletivo:
Vaga: educador horista no Museu da Cidade de São Paulo (www.museudacidade.sp.gov.br)
Carga horária: Sábados, domingos e feriados, das 8:00 às 17:00 com uma folga mensal
Contratação CLT, auxílio transporte e alimentação.
Envio de currículos para educativodph@gmail.com até dia 3 de agosto de 2012.
Certamente você sabe o que é um viral ou meme na internet. Em caso negativo pergunte aos seus alunos.
Assista ao mais recente viral, elogiado pela própria Beyoncé no início desta semana. Perceba a acuidade do jovem Ton Do-Nguyen ao reproduzir com precisão a edição original e os movimentos da cantora:
Aproveite este vídeo para realizar projetos educativos que analisem a arte de Richard Hamilton, Andy Warhol ou a Nova Figuração no Brasil.
Indústria cultural, cultura visual, música pop e pop arte são assuntos que possivelmente surgirão em suas aulas.
Pesquise, organize seu projeto arte/educativo, planeje atividades e depois nos conte como foi.
Acontece este ano em São Paulo o 10º FICI: Festival Internacional de Cinema Infantil.
A programação ainda não foi divulgada mas vale a pena acompanhar as novidades no site, clique aqui.
Para a gente ter uma ideia do que vem por ai, em 2011 o festival aconteceu em dez cidades brasileiras nas salas de cinema da rede Cinemark e reuniu filmes inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, oficinas e debates.
Veja abaixo trailer do filme holandês IEP!, com direção de Elen Smit:
O site oferece proposta de atividades pedagógicas em PDF de parte de sua programação, como de IPE! e do francês As Aventuras de Azur e Asmar, de MIchel Ocelot. Clique aqui e aqui para baixar.
Anderson Benelli, um dos integrantes do Fora de Frequência, foi orientando meu e de Ana Mae Barbosa na graduação.
Ele realizou um TCC para Licenciatura magnífico no qual a cultura hip hop foi objeto de um projeto de ensino e aprendizagem da arte a partir das proposições de Paulo Freire.
O melhor é que não ficou só no projeto. Confira:
Sabe aquele aluno com quem você aprende? Tenho vários exemplos e com Benelli não só aprendi como continuo aprendendo.
Não se sabe ao certo quem compôs esta canção. Encontramos duas possíveis autorias na internet, ambas paraenses: Bernardino Belém de Souza e Clemente Ferreira Júnior.
Destaque para a instalação 12i, uma reinvenção do zootrópio do artista Márcio Ambrósio. Clique aqui e aqui para maiores informações e veja o vídeo da instalação no Itaú Cultural em 2011:
O badalado cantor e compositor norteamericano que marcou a cena indie/pop dos anos 90 entrou no poderoso mercado de games ao compôr a trilha sonora de "Sound Shapes" para Playstation.
A letra é de Vinícius de Moraes. Acesse aqui outra parceria dele com Santoro.
Para cantar junto:
Cala, ouve o silêncio
Ouve o silêncio que nos fala tristemente
Desse amor que podemos ter.
Não fala, fala baixinho,
Diz bem de leve o segredo
Um verso de esperança em nosso amor.
Não, oh meu amor!
Canta a beleza de viver!
Saúda o sol e a alegria de amar
Em nossa grande solidão.
A curadora do Educativo Bienal, Stela Barbieri, e o coordenador de ensino, Carlos Barmak, abrem o primeiro encontro do Curso de Férias. Serão apresentados os conceitos desenvolvidos a partir da curadoria da 30ª Bienal e as sete perguntas que orientam as ações educativas nessa exposição.
2º encontro: 24 de julho
Uma coisa significa outra coisa quando muda de lugar?
Como as obras de arte se relacionam com o local em que estão? E umas com as outras? Nesse encontro, será abordada a relação entre a leitura que propomos para um objeto (ou situação) e o quanto essa significação é produzida pelo contexto no qual ele está inserido.
3º encontro: 25 de julho
Por que guardar?
O que nos leva a guardar determinadas coisas? O que nos mobiliza a levá-las conosco, preservá-las, sistematizá-las e mostrá-las? Nesse encontro, será discutida a poética do guardar.
4º encontro: 26 de julho
O que acontece quando você anda?
Como a atenção aos encontros pode modificar nossos deslocamentos no mundo? Como a arte pode nos mover? Abordaremos a desautomatização do cotidiano, a relação perceptiva, a consciência da contemplação e o movimento como formas de criação artística.
5º encontro: 27 de julho
O que acontece quando você festeja?
O que significa festejar? O encontro com uma obra é ocasião de comemoração? Exploraremos a dimensão social do festejo como ocasião de memoração e descoberta do outro.
Serviço:
Datas dos Encontros: 23 a 27 de julho
Horário: sempre das 14h às 17h Local: Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes)
Confesso que até realizar a pesquisa para o Festival de Inverno AEOL não tinha essa informação.
A música do "Hino Nacional Brasileiro" foi composta por Francisco Manuel da Silva e a letra por Joaquim Osório Duque Estrada.
Até aí ok!
A versão atual do "Hino Nacional Brasileiro" tornou-se oficial em 06 de setembro de 1922. Leia aqui o Decreto de 1890 que determinou qual é o Hino Nacional Brasileiro com respectivos autores e aqui a oficialização da letra em 1922.
Ok também!
O que eu desconhecia é que a versão atual de nosso Hino é incompleta. Leia abaixo o trecho introdutório que foi cortado, supostamente escrito por Américo Moura:
Espera o Brasil que todos cumprais com vosso dever Eia! Avante, brasileiros, sempre avante! Gravai com buril nos pátrios anais do vosso poder Eia! Avante brasileiros, sempre avante!
Serve o Brasil sem esmorecer com ânimo audaz Cumprir o dever na guerra e na paz À sombra da lei, à brisa gentil O lábaro erguei do belo Brasil Eia, sus! Ó sus!
Confira:
Questionamentos AEOL: 1. Por que a versão original foi cortada? 2. Quem foi Américo Moura?
A Lei que tornou obrigatório aulas de música no Ensino Fundamental está em vigor desde agosto de 2011. Como andam as atividades musicais na(s) escola(s) que você trabalha?
Assista à reportagem realizada em 2009 por Fábio Monteiro/TV O Povo, emissora afiliada à TV Cultura em Fortaleza e tire suas conclusões.
O AEP iniciou ontem a formação dos educadores selecionados para a Mostra SESC 2012.
Serão 6 dias de conversas com artistas e equipe curatorial da Mostra, além de convidados como José M. Neto e Rejane Coutinho para adensar debates e reflexões sobre arte contemporânea e mediação cultural.
O eixo curatorial propõe investigações sobre o tradicional na produção contemporânea nas linguagens de artes visuais, artemídia, cinema, dança, literatura, música e teatro.
E você, o que tem de tradicional e contemporâneo na sua forma de ser?
Tarde uma nuvem rósea
lenta e transparente. Sobre o espaço, sonhadora e bela! Surge no infinito a lua docemente, Enfeitando a tarde, qual meiga donzela Que se apresta e a linda sonhadoramente, Em anseios d'alma para ficar bela Grita ao céu e a terra toda a natureza! Cala a passarada aos seus tristes queixumes E reflete o mar toda a sua riqueza... Suave a luz da lua desperta agora A cruel saudade que ri e chora! Tarde uma nuvem rósea lenta e transparente Sobre o espaço, sonhadora e bela!
Desenhos e pinturas da juventude do artista que pertenceram ao maneirista Simone Peterzano - professor de Caravaggio - estavam no Castelo Sforza em Milão.
Para anunciar as Olimpíadas no Rio de Janeiro, Marisa Monte, Seu Jorge e B Negão do Planet Hemp cantarão durante a passagem da bandeira olímpica na cerimônia de encerramento das competições em Londres.
Elias é o compositor de "A Noite de São João". Considerada a primeira ópera genuinamente brasileira (o único antecedente é Le Due Gemelle de Padre Mulato), infelizmente não está disponível on line.
Ouça a abertura de "A Loruca", linda composição de Elias que encontramos no Youtube.
Estrutura básico de uma ópera:
1. Abertura
2. Recitativo (falas, diálogos)
3. Bailado
4. Ária (solo dos personagens principais)
5. Coro (auxílio aos personagens secundários)
5. Grande final
Ouça trechos de três óperas brasileiras aqui no AEOL hoje às 18h00, 21h00 e 00h00.
Os últimos dias em São Paulo - embora secos - estão luminosos com céu límpido e azul.
tomara que amanhã esteja assim também sem o friozinho que caracteriza o inverno paulista.
Linda noite a todos com a magnitude musical de Santos Cunha.