31 março 2011

PEP DO IPHAN VIROU MESTRADO PROFISSIONAL

Você soube aqui sobre as possibilidades de participar com bolsa de estudo na programação do PEP/Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN.

A ótima notícia é que este programa acabou de ser reconhecido como mestrado profissional. Em São Paulo o PEP vem se interessando por arte/educadores para o desenvolvimento de projetos de Educação Patrimonial e vale ficar atento.

Saiba mais aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

RIO SÃO FRANCISCO POR RONALDO FRAGA CHEGA A SÃO PAULO

Vamos? Abertura para convidados hoje à noite e para o público a partir de amanhã.

Clique sobre a imagem para ampliar
(divulgação)

O AEP é o responsável pelo programa educativo desta exposição. Conta com Moa Simplício na coordenação geral e com Júlia Rocha Pinto na supervisão das proposições arte/educativas junto aos educadores e ao público.

Traga seus alunos para navegarem com o estilista Ronaldo Fraga pelas águas do Rio São Francisco.

Saiba mais aqui.

Aproveite e veja também as exposições "Autoria Compartilhada" e "Novas Aquisições", todas no Pavilhão das Culturas Brasileiras.

divulgação

O Programa Educativo destas três exposições é realizado pelo AEP em parceria com o DPH e a Prefeitura de São Paulo/Cultura. Agende seus grupos e escolas que teremos imenso prazer em recebê-los.

-----------------------------------------------------

30 março 2011

WEARABLE ART NA ECA/USP

"Habitando a Vestimenta: Inter-relações entre Corpo, Espaço e Vestimenta" é a oficina de Extensão Universitária que será oferecida pela ECA/USP.

A oficina será ministrada por Marion Velasco e investigará a wearable art (arte vestível) como lugar/casa.

Inscrições abertas até esta segunda-feira, 04/04/2011.

divulgação

DIA DA SEMANA: terças e quintas-feiras

HORÁRIO: das 19h00 às 22h00

LOCAL: Sala C7, Departamento de Artes Plásticas, Escola de Comunicações e Artes/USP

HORAS/AULAS: 30

PERÍODO: de 05/04/2011 a 29/04/2011

OBJETIVO:

- Refletir a espacialidade do vestir e o futuro da vestimenta;

- Discutir modos de abrigar e habitar;

- Inter-relacionar design, moda, arte, design e arquitetura;

- Inspirar pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de projetos e produtos coerentes com um futuro portátil, nômade e consciente dos recursos tecnológicos e sustentáveis.

CRONOGRAMA:

1ª aula: Novas configurações do Mundo: O espaço destacado
- Referenciais teóricos
- O lugar transdisciplinar entre Moda, Design, Arte e Arquitetura.

2ª aula: O vestir na história: Estratégias e técnicas de alargamento do corpo no espaço (séculos XVII, XVIII, XIX)
- Aproximações entre design da vestimenta, mobiliário, escultura e arquitetura.

3ª aula: Wearable art nos séculos XX e XXI
- Pierre Cardin, Issey Miyake, Comme des Garçons, Gareth Pugh e Viktor&Rolf entre outros.

4ª aula: A casa
- Arquitetura como ideia original: a tenda e a cabana;
- A arquitetura móvel nas décadas de 1960-70 e na atualidade.

5ª aula: Novos projetos e protótipos
- Home/casa com ênfase no design, na arquitetura, na arte e mobilidade.

6ª aula: Projetos que inspiram e apontam o futuro para a vestimenta (wearable home).
- Hussein Chalayan, Vito Acconci, Adrienne Pao & Robin Lasser, Teresa Almeida, Winnie Bastian, Lucy McRae e Bart Hess, Martín Ruiz de Azua, Lucy Orta etc.

7ª aula: Ocupação da vestimenta
- Desenvolvimento de projeto e criação de uma ação-situação que inter-relacione moda, arte e design.

8ª e 9ª aula: Execução da ação-situação e registro fotográfico.

10ª aula: Apresentação dos trabalhos realizados.

Informações completas pelo telefone (11) 3091 4430.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

PERDEU O SEMINÁRIO COM COM W.J.T.MITCHELL? ASSISTA PARCIALMENTE

Assista aqui e aqui às duas primeiras falas que integraram o seminário ministrado pelo professor e pesquisador W.J.Mitchell em Goiânia.

AEOL solicitou ao responsável pela transmissão online deste evento na UFG o link do último dia e assim que receber publicará.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

ANA MAE INFORMA: O QUE ACONTECEU NO CONGRESSO DA NAEA

O último Congresso da National Art Education Association/NAEA aconteceu entre 17 e 21 de março de 2011 em Seatle.

imagem: site NAeA

Ana Mae Barbosa esteve presente e nos informa o que aconteceu. Leia:

Por três anos me foi impossível ir aos congressos anuais da National Art Education Association dos Estados Unidos, maior organização de arte/educação do mundo com mais de catorze mil associados.

No congresso deste ano havia seis mil participantes e voltar a frequentar a NAEA foi uma grande experiência.

Recebi convite de Jerome Haussman para participar de sua mesa The Next Revolution in Art Education no Forum dos Distinguished Fellows. Como sou a única estrangeira que não vive nos Estados Unidos com a grande honra de Distinguished Fellow conferida não pude recusar este convite, embora estivesse voltando de um curso na Universidade de Girona.

Discuti com os alunos do mestrado em Girona qual seria a revolução em arte/educação que deveríamos apoiar, discussão que antes realizei com alunos do mestrado em Design, Arte, Moda e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Enviei esta mesma pergunta para dez arte/educadores internacionais que estão no topo de suas carreiras.

Os alunos de Girona foram quase unânimes acerca da necessidade de apoiarmos valores voltados para a justiça social, a criação e a ética.


Os alunos brasileiros também foram quase unânimes no apoio a uma revolução voltada para a ecologia humana, ecologia da natureza, ecologia do conhecimento, ecologia do meio ambiente construído e ecologia da economia.

Quanto aos especialistas, as respostas foram tão diversificadas que não dá para chegar ao mínimo denominador comum. As mais veementes respostas falaram do feminismo e da e-arte/educação, ou da arte/educação tecnológica.

Destas variáveis falei ao público da NAEA. Dei contas ao público presente do que estamos fazendo no Brasil em relação à ecologia no Ensino da Arte e do Design. Há cinco anos - devido a compromissos profissionais - venho pesquisando e ensinando intersecções entre arte e design mesmo antes deste tópico se transformar em foco de interesse na arte/educação.

As mesas sobre Art and Design Education que ocorreram nesta edição da NAEA foram as mais concorridas. Cultura Visual não é mais tão discutível porque já está assimilada pela arte/educação americana, pois seus estudos foram integrativos com respeito à história e àqueles que faziam cultura visual antes da Cultura Visual ter este nome.

Desde os primórdios do modernismo houveram arte/educadores americanos como Belle Boas (anos vinte na Columbia University) integrando diferentes meios produtores de imagens ao Ensino da Arte que estenderam o campo de sentido artístico para a Antropologia e para os Meios de Comunicação.

A grande preocupação agora é com Arte e Design na Educação. Deste tema falaram Kerry Freedman, Mary Ann Stankiewicz e Robin Vande Zander. Foi uma mesa excelente que começou com a História do Ensino da Arte e do Design na Escola Normal de Massachusetts (hoje Massachusetts College of Art) onde fiz uma disciplina durante meu doutorado. Falaram que Walter Smith influenciou o mundo todo no inicio do século XX da Nova Zelândia ao Brasil.

Foi analisada também a Revista School Arts por Robin Zander e demonstrado que a preocupação com o design sempre esteve subjacente ao ensino da arte nos Estados Unidos.

A frase com a qual Kerry Freedman - a grande dama da Cultura Visual - terminou sua fala ecoou por todo o Congresso também nos outros dias: “Art and Design Education is Visual Culture”.

Para os “já era” - isto é, aqueles que só ensinam novidades a seus alunos sem considerações de valores, sem contextualizações e sem história - é bom saber que Cultura Visual não é mais novidade.

Arte e Design Education vem sendo defendida com grande ênfase na África do Sul. Há dois anos em um congresso sobre design, um professor Sul Africano disse que em sua universidade o número de professores de Design Education era quase o triplo do número de professores de outras áreas do design.

Quando perguntei por que, ele respondeu que era política do governo. Portanto, a nova onda em direção ao Ensino da Arte e do Design não recomeçou nos países ricos, mas em um país em desenvolvimento. A crise está obrigando os paises ricos a reverem suas posições.

Uma das linhas fortes nos Estados Unidos em Art and Design Education é o Design Thinking e tem Martin Rayala como adepto. Ele presidiu uma mesa também muito boa e acredita que pesquisa, experimentação e prototipagem são processos criadores aplicáveis à toda e qualquer produção humana.

Mas isto é assunto para outro artigo no qual se possa discutir mais largamente as pressões do capitalismo sobre a educação, o que faz dos arte/educadores norte americanos “to follow the money” e o resto do mundo os seguirem. Na história recente, o dinheiro da Getty (ESSO) produziu uma revolução no Ensino da Arte ao dar ênfase  ao entendimento da Arte, a imagem na sala de aula e ao DBAE (Disciplined Based Art Education).

Um rico colecionador - Paul Getty - ao legar sua coleção ao público precisava ser valorizado e foi necessário que todos entendessem seu legado, daí a ênfase na História da Arte, na Estética e na Crítica de Arte. Não foi de todo mal, pois ficou a importância de se ler imagens nas aulas de Arte.

No fim dos anos noventa um encontro nos headquarters da IBM reuniu cem arte/educadores top no mundo para ouvir executivos das grandes corporações de entretenimento indicarem qual tipo de criadores precisavam na indústria cultural.

Havia mercado mas não haviam produtos suficientes para vender. Assim surgiu a ênfase na Cultura Visual que talvez não tenha surtido o efeito pretendido pelos executivos do entretenimento planejaram, ao resultar positivamente pela ampliação do campo de sentido da Arte.

E agora: A que veio o Design Thinking neste momento de crise econômica/capitalista?

Ana Mae Barbosa em Seatle, especial para AEOL
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------------

29 março 2011

CURSO DE EDUCAÇÃO EM MUSEUS: TEORIAS E PRÁTICAS

Entre 08 e 29 de agosto de 2011 o Instituto Butantã sediará curso voltado à educação em museus.

Locais:
Museu Histórico do Instituto Butantã – Sala Rosa Pimont – Sala da Biblioteca, 1º andar (08-15 e 29/11/2011) e Museu Biológico (27/08/2011).

Programa:
- Educação em museus: teorias e práticas segundo o programa Histórico da Educação em Museus;
- Educação em museus hoje no Brasil: principais linhas teóricas;
- Críticas e perspectivas;
- Avaliação da ação educativa em museus.

Horário das aulas:
Segundas-feiras entre 13h30 e 19h30 e sábado (27/08) entre 08h00 e 17h30.

Coordenação:
Adriana Mortara Almeida (Museu Histórico Nacional) e Luciana C. Martins (Núcleo de Difusão do Conhecimento).

Público-alvo:
Profissionais de museu e da educação.

Informações: (11) 2627-9537, (11) 2627-9537, (11) 3726-7222 ramal 2117
Fax.: (11) 3726-1505; instbut@uol.com.br

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

WORKSHOP PARA EDUCADORES COM O GRUPO EL EFECTO GALATEA/TEATRO DE LA LUNA

O Centro Cultural de Espanha promoverá junto ao Serviço Educativo do MASP o workshop "Educação e Museus".

Integrantes do El Efecto Galatea/Teatro de La Luna -  grupo que já participou da programação escolar do Museo Reina Sofia - conduzirão as atividades.

Inscrições até 01/04/2011

Anote:
Workshop (20 vagas)
04/04/2011
9h00 às 13h00 (MASP - Avenida Paulista, 1578)
15h00 às 17h00 (Centro Cultural de Espanha - Avenida Angélica, 1091)

05/04/2011
13h00 às 17h00 (MASP)

06/04/2011
9h00 às 13h00 (MASP)

07/04/2011
9h00 às 13h00 (MASP)

08/04/2011
9h00 às 13h00 (MASP)

Apresentação dos resultados (450 vagas):
09/04/2011
14h30 às 17h00 (MASP)

Informações completas e solicitação de fichas de inscrição/questionário pelo telefone 11 3251 5644 ou pelo e-mail educativo@masp.art.br .

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

28 março 2011

RAQUEL ARNAUD INAUGURA NOVA GALERIA

A marchand transferirá sua galeria para novo endereço amanhã na Vila Madalena. O espaço será inaugurado com exposição de Waltercio Caldas.

Vamos?
divulgação

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

MILTON LARA LANÇA LIVRO SOBRE PUBLICIDADE

Professor do curso de Propaganda e Publicidade da Universidade Presbiteriana Makenzie, Milton Lara lançará amanhã a partir das 19h00 na FNAC da Avenida Paulista um livro que já nasceu cult. Saiba:

divulgação

Vamos?

------------------------------------------------------

25 março 2011

FIM DE SEMANA AEOL: ROSA DE HIROSHIMA (POR NEY MATOGROSSO)


Bom final de semana a todos, especialmente aos nipônicos, dekasseguis e estrangeiros que estão no Japão.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------------

27 DE MARÇO É O DIA DO GRAFITTE

Em homenagem a Alex Vallauri - um dos precursores do grafite em São Paulo - o dia de sua morte foi instituido como o "Dia do Grafitte".

Assista abaixo a um vídeo gravado na "Casa da Rainha do Frango assado", instalação que Vallauri (1949-1987) apresentou na 18ª Bienal de São Paulo:


Percebeu quem interpreta a Rainha do Frango Assado? Claudia Raia.

Saiba mais sobre o artista aqui e aqui.

-----------------------------------------------------

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Abertas inscrições para o Fundo Nacional de Direitos Difusos até 15 de abril de 2011.

Projetos com valor de até R$ 443 mil voltados à preservação e conservação do patrimônio cultural serão contemplados.

A seleção destina-se a instituições governamentais da Administração Direta ou Indireta nas diferentes esferas de Governo Federal, Estadual ou Municipal ou Organizações Não-Governamentais brasileiras sem fins lucrativos que tenham em seus estatutos objetivos relacionados à atuação no meio ambiente e no consumo de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Leia o edital aqui.

Maiores informações: (61) 2025.9133/3623/3542, fax: (61) 2025.3005 ou pelo e-mail cfdd.sde@mj.gov.br .

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

24 março 2011

ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO POR CELSO FAVARETTO

Leia aqui artigo de Favaretto publicado em 2010 pela Revista Iberoamericana de Educación.

Neste texto o professor da Faculdade de Educação da USP e pesquisador analisa arte contemporânea e educação.

Celso Favaretto

Saiba mais sobre a revista aqui, publicação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura.

O que você achou?

------------------------------------------------------

BATE PAPO COM O ESCRITOR CARLOS HERCULANO

É hoje!

divulgação (clique sobre a imagem para ampliar)

Vamos?

-----------------------------------------------------

23 março 2011

CONVITE DO EDUCATIVO PERMANTE DA BIENAL DE SÃO PAULO

Leia o e-mail que recebemos:

Prezados,

No ano passado, o Educativo da 29ª Bienal de São Paulo teve entre suas metas a promoção de diálogos que suscitassem reflexões sobre a arte contemporânea. Além de transpor os muros espaciais e temporais da mostra, em diferentes cantos da cidade e do Brasil, o Educativo também construiu vínculos com educadores, ONGs, escolas, pontos de cultura e parceiros diversos através de seus encontros de formação e ações. Estas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento contínuo da proposta da Fundação, que, a partir de janeiro de 2011, implementou o Projeto Educativo permanente.

O Material Educativo da edição passada está disponível no site da 29ª Bienal de São Paulo (http://www.29bienal.org.br/) e caracteriza o perfil dos encontros de formação. Além disso, a partir de abril, teremos um novo site da Fundação (http://www.fbsp.org.br/), que contará com um Fórum voltado a questões da Bienal e do Educativo permanente.

Tanto o Fórum quanto o Material Educativo são ferramentas interessantes para a construção de diálogos, que surgirão da reflexão conjunta.

Com a inauguração deste novo momento na trajetória das ações educativas da Fundação Bienal, nada mais imprescindível do que estreitarmos estes laços e criarmos novos, por meio de nossas ações de Formação em Arte Contemporânea.

Esses encontros são uma oportunidade de refletir sobre contemporaneidade e os caminhos da arte contemporânea, debater questões sobre o ensino da arte e participar de vivências poéticas.

O agendamento de novas formações em 2011 já está aberto e convidamos os interessados a entrarem em contato com nossa equipe de Relações Externas, coordenada por Helena Kavaliunas, pelo telefone 11 5576.7611 ou pelo email educativo@fbsp.org.br. Podemos atender a grupos tanto no próprio Pavilhão da Bienal, quanto levar nossa equipe para outros espaços, nos quais possam ser realizados os encontros.

Esperamos o seu contato e estamos à disposição para esclarecer as eventuais dúvidas.

Atenciosamente,
Stela Barbieri
Curadora Educacional

22 março 2011

NOVA EDIÇÃO DA REVISTA LAV ESTÁ ONLINE

A Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais da Universidade de Santa Maria acabou de publicar sua sexta edição.

Leia aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

21 março 2011

LIP DUB

Febre em faculdades de artes, de comunicação e universidades mundo afora: alunos se organizam para dublar uma música e as imagens com a participação de todos são gravadas em plano sequência.

Conheça:




Tem universidade em São Paulo organizando Lip Dub e agências publicitárias já perceberam o fenômeno.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

FRANZ LISZT 200 ANOS

Em 22 de outubro próximo será comemorado o bicentenário de nascimento deste compositor e pianista romântico húngaro.

Ouça abaixo a "Rapsódia Húngara nº 2" e conheça um pouco sobre Liszt (em inglês):


Esta composição já foi tema de Pernalonga e Tom & Jerry. Assista:


Aliás, você já percebeu quanto de música erudita se encontra em desenhos animados?

Conheça aqui um blog que apresenta seleção de animações com músicas de compositores ilustres. É sensacional!

Lembrete AEOL: A partir do próximo mês de agosto o Ensino de Música será obrigatório em toda o ciclo básico educacional brasileiro.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

18 março 2011

FIM DE SEMANA AEOL: A VERDADE (POR ZECA PAGODINHO)


Bom e verdadeiro final de semana!

------------------------------------------------------

LEONILSON E SUAS TANTAS VERDADES

A pesquisadora, crítica de arte e curadora Lisette Lagnado foi a resposável pela exposição "Leonilson: São Tantas as Verdades" apresentada em 1996 na Galeria SESI/FIESP. Deste feito deriva o livro homônimo que se tornou referencial crítico sobre a arte de Leonilson.

Assista abaixo a um documentário dedicado ao artista que conta com a presença de Lisette:


O que você achou?

-----------------------------------------------------

17 março 2011

VERDADES DE LEONILSON NO ITAÚ CULTURAL E NA CAPELA DO MORUMBI

A partir de hoje o Itaú Cultural apresenta "Sob o Peso dos Meus Amores", exposição dedicada ao cotidiano e ao processo criativo de José Leonilson.

A mostra contará com debates/seminário, espetáculos de dança, oficina de animação para crianças e visitas para escolas, portadores de necessidades especiais e grupos espontâneos.

Leonilson
imagem: Itaú Cultural/divulgação

Além da exposição no Itaú Cultural, a instalação de Leonilson para a Capela do Morumbi será remontada em seu espaço original, com abertura a partir de 20 de março.

"Sob o Peso dos Meus Amores" proporciona um reencontro profissional no Arteducação Produções/AEP às vésperas de seu décimo aniversário: Sofia Fan - atual gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural e responsável por esta mostra junto ao Projeto Leonilson e aos curadores Bitu Cassundé e Ricardo Resende - participou ao lado de Rejane Coutinho da primeira geração do AEP, fundado por Ana Amália em 2001.

AEP responde pelo programa educativo da Capela do Morumbi - espaço que integra o Museu da Cidade de São Paulo - cuja parceria resulta de mais uma ação conjunta ao DPH.

Nos encontraremos lá!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

16 março 2011

15 março 2011

SEGUNDA TARDE DO SEMINÁRIO COM W.J.T.MITCHELL

Já está começando.

Assista transmissão simultânea aqui direto de Goiânia.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-------------------------------------------

CONCURSO ITAMARATY DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Inscrições até 25 de março de 2011.

imagem: divulgação

O Ministério das Relações Exteriores receberá até 25 de março inscrições para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Serão concedidos prêmios de até R$ 20 mil em quatro áreas: pintura, escultura, fotografia e obras em papel.


Para participar, artistas deverão ser brasileiras/os e poderão inscrever apenas uma obra, bastando enviar para o e-mail artecontemporanea@itamaraty.gov.br os documentos abaixo:

- ficha de inscrição (saiba como acessar abaixo)
- currículo com dez imagens de obras dos últimos dois anos
- imagem da obra a ser inscrita (resolução de 300 dpi, em formato JPG ou TIFF)
- declaração de autoria e propriedade desta obra

O objetivo deste concurso é incentivar a produção artística brasileira e ampliar sua divulgação no exterior ao somar ações conjuntas entre o Itamaraty e o Itaú Cultural.

Leia o edital e saiba como se inscrever aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

14 março 2011

SEMINÁRIO COM W.J.T.MITCHELL VAI COMEÇAR

Daqui a pouco iniciará em Goiânia com transmissão simultânea pela internet. O professor Mitchell abordará o tema "As Vidas das Imagens".

Assista aqui a partir das 14h00.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
----------------------------------------------

SEMINÁRIO COM W.J.T.MITCHELL

Professor da Universidade de Chicago, W.J.T. Mitchell ministrará direto de Goiânia entre hoje e 16/03 o seminário inaugural do doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás.

Professor W.J.T. Mitchell

Coordenadora e fundadora da pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, a professora e pesquisadora Irene Tourinho foi vice-diretora do MAC/USP quando Ana Mae Barbosa o dirigiu, participou de debate organizado pelo AEP na 29ª Bienal de São Paulo e organizou junto a Miriam Costa Manso e demais professores a vinda de Mitchell para este seminário, cujas falas serão transmitidas ao vivo pela internet a partir das 14h00 de hoje, amanhã e quarta-feira.

Às 13h45 de hoje o link que transmitirá o seminário estará disponível aqui no AEOL.

Imperdível!

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------------

AUGOSTO AUGUSTA OFERECE CURSOS COM PROFESSORES ESTELARES

Olgária Matos, Evandro Carlos Jardim, Jorge Coli, Leon Kossovitch e Maurício Marsola dentre outros expoentes das artes ministrarão cursos neste primeiro semestre de 2011 na "Augosto Augusta", consagrada livraria e galeria informal paulistana.


Inaugurada por Regina Berjuhy e Lucia Bertizlian em 1968 na Rua Augusta, "Augosto Augusta" continua no mesmo endereço desde sua fundação. Próximo da Avenida Paulista, este espaço vem contribuindo com a formação artística de inúmeras pessoas em São Paulo.

Interessou? Saiba como participar destes cursos aqui. Olgária Matos é quem inaugura a temporada ainda nesta manhã.

Mesmo que você não venha a participar dos cursos vale visitar o espaço, pois a receptividade é sempre calorosa.

Anos atrás estive pela primeira vez na "Augosto Augusta" e lá fui recebido por Regina. Recentemente, ao mediar uma aula de História da Arte no acervo do MASP, fui surpreendido por ela que imediatamente se aproximou e cordialmente exaltou a importância de professores e estudantes discutirem arte em museus.

Conheça a fascinante trajetória e as atividades atuais da "Augosto Augusta" aqui.

José Minerini
-----------------------------------------------------

10 março 2011

LEONILSON NO MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

Primeira mão: A instalação de Leonilson na Capela do Morumbi será remontada em seu local original.

Aguarde as informações.

imagem: www2.uol.com.br

------------------------------------------------------

CURADORIA E CONTEXTO

Quatro oficinas intensivas sobre curadoria com duração de cinco dias cada acontecerão no Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

Veja os temas: 
Curadoria e gestão/produção
Curadoria e deslocamentos
Curadoria e mediação
Curadoria e as tecnologias de acesso e memória cultural

Inscrições até 18 de março.

Saiba tudo aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------------

09 março 2011

QUEM TEM O DIREITO DE DECIDIR QUAL É A COR DA NOSSA PELE?

"A Menina Vermelha" é o novo livro infantil de Tereza Yamashita e Luiz Braz.

Com ilustrações de João Lin, o livro leva a pensar sobre a cor da pele.

Assista ao book trailer:


Saiba mais aqui.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
------------------------------------------------------

07 março 2011

AEOL 1º ANO

Em 7 de março de 2010 foi publicado o primeiro post neste blog/revista eletrônica dedicado à arte e à educação.

720 posts depois, o AEP agradece aos 164 seguidores e a todos os leitores pelas 43.000 visitas que o AEOL recebeu neste primeiro ano.

imagem: pearsonpress

E mais: em abril o AEP completará 10 anos.

Aguarde as novidades.

Adonay Donley, Alberto Tembo, Ana Amália, Auber Bettinelli, Camila Lia, Carolina Marielli, Christiane Coutinho, Edna Onodera, Erick Orloski, Guilherme Nakashato, José Minerini, Kátia Santos, Moa Simplício, Rejane Coutinho, Stella Ramos, Telma Löbel e Valéria Peixoto de Alencar.
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

04 março 2011

FIM DE SEMANA AEOL: É CARNAVAL!


Bom final de semana e ótimo Carnaval!

-----------------------------------------------------

REVOLUÇÃO PELA ALEGRIA

Logo mais será Carnaval.

"Se o povo consegue fazer este espetáculo através da alegria, ele pode fazer tudo."
Joãozinho Trinta

Assista abaixo o icônico carnavalesco polemizando em 1980:


Trinta e um anos após este depoimento de Joãozinho vivemos nova euforia na política nacional. Será mesmo que a alegria é capaz de revolucionar?

Tomara que sim!

José Minerini
------------------------------------------------------

03 março 2011

CULTURA VISUAL: FLORENCE AND THE MACHINE

Cultura Visual vem sendo veiculada pelo AEOL (acesse no link EDITORIA disponível no rodapé) com várias relações que objetivam acrescentar contextos e instigar leituras.

Este post não fará isso e lhe convida a fazê-lo, relacionando conhecimentos com o clipe abaixo.

Assista e estabeleça suas relações estéticas:


Caso queira compartilhar seus pareceres, escreva no link COMENTÁRIOS disponível abaixo.

José Minerini
------------------------------------------------------

RETORNO DAS POÉTICAS É O MOTE CURATORIAL DA 30ª BIENAL DE SP

Prometendo destacar artistas latinoamericanos que ainda não foram devidamente reconhecidos no sistema das artes, o curador geral da 30ª Bienal de São Paulo - Luis Pérez-Oramas - escolheu como eixo norteador "O Retorno das Poéticas".

Pérez-Oramas
imagem: Robin Holland/Divulgação/www.estadao.com.br

Ele contará como o alemão Tobi Maier e o artista gaúcho André Severo como cocuradores.

AEOL questiona: Será que o programa educativo de Stela Barbieri continuará sendo reconhecido como integrante do eixo curatorial? Leia aqui sobre a próxima curadoria da Bienal.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

02 março 2011

STELA BARBIERI CONTINUARÁ À FRENTE DO EDUCATIVO NA BIENAL DE SP

A artista/educadora e contadora de histórias Stela Barbieri foi a responsável pelo amplo programa educativo da 29ª Bienal de São Paulo e agora desenvolve o projeto educativo que integra a itinerância da mostra paulistana pelo Brasil.

Ela continuará resposável pela arte/educação na 30ª Bienal ao lado do venezuelano Luis Pérez-Oramas.

Stela Barbieri

Vamos aguardas as novidades.

José Minerini
------------------------------------------------------

4º ENCONTRO EDUCATIVO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

No sábado passado foi realizado o último Encontro Educativo sobre Patrimônio Histórico desta temporada no Museu da Cidade de São Paulo.

Resultante de mais uma parceria entre o DPH São Paulo e o AEP, desta vez as atividades ocorreram na Casa do Bandeirante.

Veja abaixo um pouco do que aconteceu:

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

foto: Kátia Santos/AEP

Coordenados pela historiadora, arte/educadora e professora Valéria Peixoto de Alencar, os encontros ocorreram em todos os sábados de fevereiro.
 
Valéria é a atual coordenadora do Projeto de Educação Patrimonial no Museu da Cidade de São Paulo junto ao AEP e objetivou instigar relações entre patrimônio e sala de aula a partir da presença ativa de professores nas sedes do Museu.
 
Convidados a analisar e a suscitar projetos para suas aulas nestes fascinantes locais que preservam traços culturais amplos de São Paulo, os educadores puderam se apoderar de espaços e acervos e planejar futuras ações.

Conceitos e questões referentes a patrimônio, memória e educação foram discutidos e reafirmaram que este Museu está pronto e disposto a proporcionar/compartilhar experiências que tangenciam Arte, História, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia e tantos outros conhecimentos.

Perdeu? Logo mais a segunda temporada acontecerá e você saberá como participar aqui, no AEOL.

Enquanto isso, Valéria nos deixa uma pergunta: Afinal, por que preservar, conhecer e experienciar acervos, patrimônios e museus?

José Minerini
com Kátia Santos e Edna Onodera
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------

01 março 2011

RIO 446 ANOS

Parabéns!


-------------------------------------------------

PROGRAMA EDUCATIVO DO CCSP OFERECE VASTA PROGRAMAÇÃO EM MARÇO

Show didático, oficina para crianças, escolas e famílias, teatro seguido de palestra, balé e visitas mediadas recheiam a programação educativa do Centro Cultural São Paulo em março.

Acesse aqui e veja como participar ou agendar a sua escola.

Tudo gratuito.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
-----------------------------------------------------