29 abril 2010

ANA MAE INFORMA: ENCONTRO INTERNACIONAL EM CABO VERDE

O prazo para envio de comunicações para o "Encontro Internacional de Educação Artística" em Cabo Verde é 25 de Maio.

Vista da cidade de Mindelo

Aonde: Mindelo, Cabo Verde
Quando: 30 de Agosto a 4 de Setembro de 2010
Realização: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico/Ensino Secundário e M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte).
Organização:Mónica Faria

Veja nos sites :
http://eiea.identidades.eu/drupal/
http://eiea.up.pt/

Ana Mae Barbosa, especial para arteducação online

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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29ª BIENAL: CURSO PARA PROFESSORES

ACESSE AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS AQUI.

Material educativo da 29ª Bienal de São Paulo

Leia a carta convite que Stela Barbieri, curadora educativa da 29ª Bienal enviou.

Curso de formação para professores
Inscrições abertas. Participe!

A 29ª Bienal de São Paulo, que acontecerá entre 25 de setembro e 12 de dezembro de 2010, elaborou um Projeto Educativo especial que oferece curso de formação para professores.

O objetivo é oferecer aproximações com a arte contemporânea e com os conteúdos da 29ª Bienal para utilização em sala de aula, com intuito de preparar os alunos para a visita à exposição.

A quem a formação é destinada?
Professores de escolas públicas e particulares, educadores de ONGs, comunidades e associações culturais.

Conceitos Abordados: aspectos sobre a produção artística contemporânea, histórico da Bienal de São Paulo, a relação entre arte e política e os conceitos que estruturam a 29ª edição, além da ideia de arte como experiência, central para o Projeto Educativo.

Será entregue certificado e material educativo da 29ª Bienal de São Paulo, criado especialmente para a formação de adultos, jovens e crianças, uma aproximação com os artistas e obras presentes na mostra e um aprofundamento dos conceitos da arte contemporânea.

Stela Barbieri
Curadora Educacional

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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28 abril 2010

ATENÇÃO EDUCADORES: ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO

O arteducação produções está com quase tudo pronto para oferecer em São Paulo um curso gratuito sobre  arte contemporânea e educação.

Logo mais você saberá tudo aqui. Fique atento/a!

Ainda não nos conhece? Saiba quem nós somos.

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27 abril 2010

ANA MAE INFORMA: CONFERÊNCIA NA INGLATERRA

Em conjunto com a Bienal Meta.Morf acontecerá a conferência "Realidade é construida; Significado é negociado", uma abordagem importante para enfrentarmos a construção da cognição e da estética atual.

Contará com a participação de Roy Ascot, garantia de pensador transformador.

Veja aqui

Ana Mae Barbosa, especial para arteducação online.
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ANA MAE INFORMA: BIENAL DE ARTE E TECNOLOGIA

Meta.Morf - New.Brave.World
De 07 de outubro a 7 de Novembro de 2010 em Norway.

Saiba mais aqui

Ana Mae Barbosa, especial para arteducação online.
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26 abril 2010

FLÁVIO DE CARVALHO NO MAM/SP

A exposição de Flávio de Carvalho no MAM/SP apresenta as muitas facetas do artista e agitador cultural modernista.

A mostra vem recebendo críticas depreciativas e, ao visitar a exposição me perguntei por que tanto desmerecimento. A curadoria é abrangente e traça consistente panorama do universo estético de Flávio, dado importante para instigar o visitante não estudioso da arte.

Autorretrato de Flávio de Carvalho, 1965

Fala-se muito da experiências nº 2 (o happening da procissão) e do New Look.
O MAM apresenta outras experiências (a nº 1 refere-se a uma suposta simulação de afogamento - converse com os educadores), as pinturas, os desenhos e as gravuras expressionistas, o CAM (Clube dos Artistas Modernos), espetáculos, polêmicas, ilustrações, manifestos e arquitetura.

A crítica de arte empenha-se em analisar propostas curatorias e expográficas na articulação de conhecimentos em arte, consequentemente falando para seus pares e nem sempre para o visitante comum.

Esses são critérios evidentemente fundamentais, mas não suficientes para a arte/educação, na qual a preocupação com a recepção também é relevante.

Assim, é importante termos a crítica de arte/educação estabelecida no Brasil, posição assumida nesse post que convida arte/educadores a fazerem o mesmo.

Se você visitou alguma exposição e gostaria de escrever uma crítica de arte/educação, escreva e mande para nós que publicaremos aqui.

Na sala Paulo Figueiredo do MAM, o universo de Flávio de Carvalho é atualizado na exposição contemporânea "A Cidade do Homem Nu". Errante no nome (embora fundada em palestra do artista e condizente com o modernismo, na atualidade a expressão soa machista) apresenta obras que dialogam com nosso tempo. Por questões técnicas um dos vídeos é exibido em poucas seções e nada é informado ao visitante.

Flávio de Carvalho será um dos eixos da 29ª Bienal de São Paulo e as exposições do MAM/SP podem instigar em seus alunos questões que poderão se desdobrar no segundo semestre.

Saiba mais sobre as exposições "Flávio de Carvalho" e a "Cidade do Homem Nu" em http://www.mam.org.br/2008/portugues/default.aspx

José Minerini
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24 abril 2010

ARTEMUNDO

A arte/educação é capaz de mudar o mundo?

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22º SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO

FUNDARTE/MONTENEGRO/RS
De 04 A 07 de outubro de 2010

EIXO TEMÁTICO: Desafios da docência em tempos mutantes

Em 2010 a Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, completa 22 edições contínuas deste Seminário, fato relevante em se tratando de eventos voltados à arte e educação. Durante os quatro dias do evento, abordaremos aspectos referentes à prática docente nas linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, com foco em propostas que reflitam o nosso tempo.

O Seminário se compõe de painéis, palestras, oficinas, mesas temáticas de comunicações de projetos científicos e relatos de experiências docentes, exposições, pôsteres e programação cultural, com número estimado de 400 participantes, oriundos de várias cidades do RS e de outros estados brasileiros.

O objetivo do evento é o diálogo entre as várias linguagens da área, buscando a compreensão do momento em que vivemos, marcado por mutações constantes, processos culturais em cruzamento, diversidades, singularidades e unipresença midiática. Esses fatores afetam modos de olhar, de ser, de conviver, impondo desafios ao nosso fazer e pensar pedagógico.

Esperamos que o Seminário provoque a reflexão sobre as questões acima, contribua para escavar/encontrar brechas de qualidade no ensino de arte e transborde para a escola e a sala de aula.

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: Relatos de Experiências, Comunicações e Pôsteres: de 02 a 16 de agosto de 2010. As Comunicações e Relatos serão agrupados em Mesas Temáticas.

INSCRIÇÃO NO SEMINÁRIO: 02 de agosto a 06 de setembro de 2010

VALOR: R$100,00 até 16/08 e R$130,00 após essa data.

Mais informações no site da FUNDARTE http://www.fundarte.rs.gov.br/ a partir de 10/05/2010.

OBSERVAÇÃO: as Oficinas ocorrerão concomitantemente, sempre com o mesmo professor e mesmo grupo de participantes. Portanto, só será possível a inscrição em uma Oficina. A nominata de convidados, professores e Oficinas será divulgada em breve.

PRÉ-PROGRAMAÇÃO
04/10 - 2ª feira
8h30min: Credenciamento dos participantes
10h: ABERTURA OFICIAL
PAINEL: A experiência estética e a produção de culturas em tempos mutantes
LOCAL: Teatro Roberto Atayde Cardona
13h20min: Apresentações artísticas da FUNDARTE
14h - 17h: OFICINAS
17h15min - 18h15min: Mesas Temáticas (apresentações de Comunicações e Relatos de Experiência)
20h: Programação Cultural

05/10 - 3ª feira
9h - 12h: Mesas temáticas
13h20min: Apresentações artísticas da FUNDARTE
14h - 17h: OFICINAS
20h30min: Jantar de Confraternização

06/10 - 4ª feira
9h - 10min: Mesas Temáticas
10h15min: PALESTRA: Avaliação: processos e funções na escola contemporânea
13h20min: Apresentações artísticas da FUNDARTE
14h - 17h: OFICINAS
17h15min: Mesas Temáticas
20h30min: Ópera La Serva Padrona com a Orquestra de Câmara FUNDARTE e solistas

07/10 - 5ª feira
9h - 12h: OFICINAS
14h - 16h: PAINEL: Mutações em educação e arte: outros alunos, outras culturas, outras práticas
16h: Encerramento

23 abril 2010

PODE ENTRAR! CHEGA AO FIM

A última etapa do PROJETO PODE ENTRAR! 2010 acontecerá no Museu do Theatro Municipal de São Paulo, parceria do arteducação produções com o Departamento do Patrimônio Histórico.

Theatro Municipal, Viaduto do Chá e Vale do Anhangabaú
 fotografia de 1959

Entre!
Inscrições: 11 3241-3815.

25/04/2010

Museu do Theatro Municipal
Baixos do Viaduto do Chá, s/n
São Paulo/SP, Centro
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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CHRISTOPHER RAUSCHENBERG NO MUSEU AFRO BRASIL

Clique sobre a imagem para ampliar

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ANA MAE INFORMA: CULTURA VISUAL POPULAR BRASILEIRA

A exposição "Puras Misturas" exibida no Pavilhão das Culturas Brasileiras é uma verdadeira aula sobre Cultura Visual.

Pavilhão Eng. Armando de Arruda Pereira (ex Prodam)
Parque do Ibirapuera
11 5083 0199

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22 abril 2010

NOVO SITE DA FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO ESTÁ ONLINE

Clique aqui para acessar

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RESTAURAÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Caminha a passos largos e cuidadosos a restauração do Theatro Municipal. Restauradores estão trabalhando intensamente para que tudo fique pronto em 2011, centenário do espaço que foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922.
Restauradores trabalhando no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
(foto: Eduardo Nicolau/Agência Estado, disponível em http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091122/img/3.15.imagem_municipal2.jpg)

Enquanto os restauradores trabalham, a memória do Theatro é apresentada no museu a ele dedicado, incluindo informações sobre a Semana de 22 e muito mais.

Interessou? Entre no museu conosco nesse domingo - 25/04/2010 - e analise as transformações da cidade em seu entorno.

Esta é a última etapa do PROJETO PODE ENTRAR! dessa temporada, parceria do arteducação produções com o Departamento do Patrimônio Histórico.

Baixos do Viaduto do Chá, s/n
São Paulo/SP, Centro
14h às 16h
30 vagas
Livre

Inscrições gratuitas: 11 3241-3815

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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20 abril 2010

PRIMEIRA MÃO: TERREIRO PICHADO

Os pichadores que participarão da 29ª Bienal de São Paulo farão intervenções em um dos seis terreiros que integrarão a mostra.

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O MUSEU DO THEATRO MUNICIPAL É SEU, É MEU, É NOSSO. ENTRE!

Um dos símbolos de São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo possui um museu logo ao lado, no Vale do Anhangabaú.

Monumento a Carlos Gomes e Theatro Municipal de São Paulo vistos do Vale do Anhangabaú

Instalado embaixo do Viaduto do Chá e com localização privilegiada no Vale do Anhangabaú, o Museu do Theatro proporcionará nesse final de semana, 25/04/2010, análises sobre as tranformações da metrópole a partir do próprio museu, da Praça Ramos de Azevedo e do Monumento a Carlos Gomes.

Essa é a última ação educativa do PROJETO PODE ENTRAR! nessa temporada, parceria do arteducação produções com o Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo.

Pode entrar, é nosso!
Baixos do Viaduto do Chá, s/n
São Paulo/SP, Centro
14h às 16h
30 vagas
Livre

Inscrições gratuitas: 11 3241-3815

Saiba mais sobre o Museu do Theatro Municipal de São Paulo em http://www.sampa.art.br/museus/teatromunicipal/

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CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL NO MIS/MS

O Museu da Imagem e do Som de Campo Grande/MS oferecerá curso de fotografia digital.

Clique sobre a imagem para ampliar

Inscreva-se em mis.de.ms@gmail.com

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MEMORIAL DA RESISTÊNCIA OFERECE PROGRAMA EDUCATIVO

Possivelmente, muitas pessoas que já foram visitar a Estação Pinacoteca (atualmente com a comentada exposição de Andy Warhol) talvez não tenham reservado um tempo para conhecer melhor o Memorial da Resistência de São Paulo.

Prédio da Estação Pinacoteca visto do Memorial da Resistência

A instituição ocupa hoje o edifício que funcionou como sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, DEOPS/SP, órgão que desempenhou um papel marcante nos processos de repressão a pessoas contrárias ao regime político brasileiro não apenas na ditadura militar iniciada em 1964 (e finalizada em 1985), assim como no período ditatorial de Getúlio Vargas (1930-1945).

Contudo o foco deste espaço expositivo, assim como de sua ação educativa, é justamente sobre o processo de resistência de vários grupos neste contexto. Além de atendimento com educadores, também são promovidos encontros para professores com material de apoio.

Até o dia 25/04 está em cartaz a exposição Carlos Marighella

Assista a um vídeo que está na exposição dedicada a Marighella: http://vimeo.com/3109074

Informe-se mais sobre o programa educativo: memorialdaresitencia@pinacoteca.org.br

Erick Orloski
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ACESSIBILIDADE

AINDA NÃO ME "FUNDAMENTEI" SOBRE O ASSUNTO, MAS O TERMO "ACESSIBILIDADE" TEM COMEÇADO A ME INCOMODAR, PORQUE TEM SIDO USADO APENAS PARA DIZER SE UM PRÉDIO TEM OU NÃO ESPAÇO ADEQUADO PARA CADEIRA DE RODAS.

ESSE É SÓ O PRIMEIRO PROBLEMA.

A MAIORIA DOS LOCAIS, POR CAUSA DA LEI, TEVE QUE IMPROVISAR ENTRADA DE CARGA (FAZ SENTIDO! IRC) OU PELOS FUNDOS (ESSA É MELHOR NÃO FAZER SENTIDO), CINEMAS COM LUGARES PARA CADEIRANTES TÃO NA FRENTE QUE DÁ TORCICOLO ASSISTIR FILMES, TEATROS COM LUGARES TÃO ATRÁS QUE NÃO VEJO NADA, RAMPAS INGRIMES DEMAIS, ETC...

MAS O QUE REALMENTE ME INCOMODA É QUE DEPOIS DE ULTRAPASSADAS AS ETERNAS DIFICULDADES COM O TRANSPORTE E A ENTRADA NAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS, COMEÇAM OUTROS PROBLEMAS: VITRINES INATINGÍVEIS, REFLEXOS DA ILUMINAÇÃO NOS VIDROS E EDUCADORES DESPREPARADOS.

Ana Amalia, "Peter Pan", pintura, 2006

ISSO VALE PARA AS CRIANÇAS TAMBÉM. SE EU TENHO ESSES PROBLEMAS, IMAGINA QUEM MEDE POR VOLTA DE 1,30M?!

"ACESSIBILIDADE" PODE SER PARA OS CADEIRANTES OU QUALQUER DEFICIENTE, PARA AS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS OU SOCIAIS, ENFIM, PARA TODOS, MAS SÃO MUITOS OBSTÁCULOS!

Ana Amalia
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19 abril 2010

CPTM OFERECE ACESSIBILIDADE

ASSIM COMO TODO PROFESSOR EU PREPARO MINHAS AULAS. MERECE MAIOR ATENÇÃO UM "ESTUDO DE CAMPO", POIS SOU CADEIRANTE, MEUS ALUNOS TAMBÉM E ANTES DE LEVÁ-LOS TESTO A ACESSIBILILIDADE DOS LOCAIS.

ESSA SEMANA FUI AGRADAVELMENTE SURPREENDIDA PELA CPTM. A PESSOA RESPONSÁVEL PELO EDUCATIVO DA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITAMOS ORGANIZOU UMA VISITA PARA MIM.

FOMOS EU, MINHA ENFERMEIRA, UM AMIGO/PROFESSOR QUE SEMPRE NOS ACOMPANHA NAS AULAS EXTERNAS, A RESPONSÁVEL PELO EDUCATIVO, O RESPONSÁVEL PELA ACESSIBILIDADE NOS TRENS E PLATAFORMAS E DOIS SEGURANÇAS.

A EQUIPE É TREINADA PARA FACILITAR A ACESSIBILIDADE, MESMO ONDE ELA NÃO É ÓBVIA. SÓ NÃO ENTENDÍ PORQUE NÃO ATUARAM NO DIA QUE FUI SOZINHA.

O PRIMEIRO CARRO TEM LUGAR PARA CADEIRA DE RODAS E O MAQUINISTA CONSEGUE VER SE O CADEIRANTE JÁ EMBARCOU OU NÃO. OS TRENS MAIS NOVOS TÊM UMA ESPÉCIE DE PARARRODAS NAS PORTAS, E MESMO QUANDO NÃO TEM DÁ PARA ENTRAR, POIS OS SEGURANÇAS CARREGAM A CADEIRA.


Estação da Luz

EMBARCAMOS COM TRANQUILIDADE NA BARRA FUNDA E CHEGAMOS À ESTAÇÃO DA LUZ.

O ELEVADOR DA LUZ AINDA ESTÁ EM PROJETO E SAÍMOS DA PLATAFORMA PELA ESCADA ROLANTE (ESSA FOI A ÚNICA PARTE EM QUE FIQUEI APREÊNSIVA, PORÉM OS SEGURANÇAS DOMINAM TÉCNICAS). DAÍ PEGAMOS O ELEVADOR DO METRÔ, ATRAVESSAMOS A RUA E ENTRAMOS NO PARQUE DA LUZ. LÁ ESCOLHEMOS AS ESCULTURAS QUE VAMOS TRABALHAR COM AS CRIANÇAS E LOGO MAIS IREMOS COM TODAS ANDAR DE TREM E ESTUDAR ARTE EM UM PARQUE.

A CPTM ME PROVOU QUE ACESSIBILIDADE É POSSÍVEL!

ANA AMALIA
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ASSISTA AGORA MARINA ABRAMOVIC AO VIVO

Falando em MoMA, até 31 de maio você poderá assistir transmissões ao vivo da performer Marina Abramovic direto do MoMA de Nova Iorque. As transmissões acontecem durante todo o período da mostra e podem ser vista no Brasil entre 12h30 e 19h30 (horário de Brasília).


Marina Abramovic ficará sentada durante 600 horas no MoMA

Clique aqui para acessar o link.
No link, basta clicar sobre a imagem.

Caso você tenha acesso à internet em sua escola, assista junto aos seus alunos, reflita sobre a arte de Abramovic e desenvolva performaces.

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RUMORES: EXPOSIÇÃO DE TIM BURTON NO BRASIL

Na semana da estreia no Brasil da versão de Tim Burton para Alice, surgem rumores que a exposição dedicada ao cineasta em cartaz no MoMA de Nova Iorque poderá vir ao Brasil.

Vista da exposição de Tim Burton no MoMA

Comenta-se que o CCBB já está organizando a mostra e pretende trazer para a inaugração o próprio Burton.

Pintura de Tim Burton

O filme Alice é tão esperado que vem influenciando há meses alguns eixos da cultura visual: da moda aos mais diversos acessórios, do relançamento de filmes que tratam da história de Lewie Carroll a vasta movimentação no mercado editorial.

Imagens do filme Alice disponíveis em

A editora CosacNaify lançou uma cuidadosa versão para a história de Carroll com tradução de Nicolau Sevcenko e ilustrações de Luiz Zerbini que já está na 2ª reimpressão. A edição para colecionadores se esgotou rapidamente.

Se você é do teatro/educação, já pensou em encenar Alice? Proponha jogos dramáticos, improvisos, construa coletivamente personagens e falas, monte cenários, figurinos, adereços e afins. Que tal relacionar o País das Maravilhas aos universos de seus alunos?

Veja a edição da CosacNaify: http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/10169/Alice-no-País-das-Maravilhas.aspx

Saiba mais sobre a exposição no MoMA: http://www.moma.org/visit/calendar/exhibitions/313

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OBRA DE LEDA CATUNDA EM NOVO LIVRO

Clique sobre o convite para ampliar (imagem: divulgação)

18 abril 2010

PINTURAS ROMÂNTICAS EM ARCTIC MONKEYS

A banda britânica Arctic Monkeys lançou em 2009 o videoclipe da música Crying Lightning no qual  é evidente o embasamento em pinturas românticas do século XIX.

Frame do clipe Crying Lightning

Neste clipe estão referenciadas obras de Theodore Gericault, Willian Turner, Caspar Friedrich e o "Colosso", pintura recentemente atribuída a discípulo de Goya.

Teodore Gericault, "A Jangada da Medusa", 1818/1819

Pintura de William Turner
(imagem: http://upload.wikimedia.org)

Pintura romântica de Caspar Friedrich
(imagem http://pagesperso-orange.fr)

Discípulo de Francisco de Goya y Lucientes (Asensio Juliá), "El Coloso", séc. XIX
(saiba mais: http://mais.uol.com.br)

Atualizando referenciais estéticos: o hiperrealismo nos céus de Gerhard Richter e as fotografias de Hiroshi Sugimoto (capa do último CD do U2) podem acrescentar às contextualizações do videoclipe em suas aulas e gerar várias práticas artísticas. Amplie o repertório estético de seus alunos.

Assista Crying Lightning na íntegra:


Saiba mais sobre Arctic Monkeys aqui.

Sugestão de aula externa: o MASP apresenta uma grandiosa exposição sobre o espírito romântico na arte. Saiba mais aqui.

José Minerini
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17 abril 2010

ENTRE NO TATUAPÉ!

A parceria do arteducação produções com o Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo oferece mais uma atividade, dessa vez na Casa do Tatuapé. Olhares fotográficos sobre as transformações do Bairro do Tatuapé constituem a atividade.
Casa do século XVII construída em taipa de pilão no Tatuapé

Olhe!
Rua Guabijú, 49
14h às 16h
30 vagas
Livre
Inscrições gratuitas: 11 2296-4330

Saiba mais sobre a Casa do Tatuapé em http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadotatuape.php

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16 abril 2010

ATIVIDADES EDUCATIVAS NA 29ª BIENAL DE SÃO PAULO

O projeto educativo da 29ª Bienal está oferecendo cursos para educadores todas as terças e quintas-feiras no Pavilhão da Bienal.

Em junho esses cursos serão novamente oferecidos nos CEUs de São Paulo e em agosto ocorrerão seminários para educadores na própria Fundação Bienal.

Inscrições e maiores informações: 11 5576 7611

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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15 abril 2010

PICHADORES DA 28ª BIENAL PARTICIPARÃO DA 29ª

Os pichadores do "Sustus", grupo que integrou as pichações na Faculdade de Belas Artes, na Galeria Choque Cultural e na "Bienal do Vazio", participarão oficialmente da próxima bienal. Moacir dos Anjos - curador geral da 29ª edição -  confirmou a presença dos pichadores na mostra que iniciará em setembro próximo.

28ª Bienal pichada

Veja sobre a pichação no Pavilhão da Bienal: http://www.youtube.com/watch?v=e5ehLGkfdEQ

Leia entrevista com Moacir dos Anjos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u720657.shtml

José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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FUNARTE OFERECE BOLSAS PARA ARTES VISUAIS

Você tem projetos em artes visuais que gostaria de realizar?
Veja abaixo as quatro categorias a serem contempladas com bolsas FUNARTE:

1. Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes visuais
Abertura: 12/04/2010
Encerramento: 27/05/2010

Artistas ou coletivos interessados em produzir obras inéditas e de qualidade podem se candidatar a esta bolsa, que fomenta a pesquisa e a criação em âmbito nacional.

Neste ano, dez projetos serão contemplados com R$ 30 mil cada. Ao fornecer condições materiais para a produção de novas obras, a Funarte amplia a qualificação e a difusão em artes visuais.

Mais informações:
(21) 2279-8090 e 2240-6475
bolsasceav@funarte.gov.br
http://www.funarte.gov.br/portal/2010/04/12/bolsa-funarte-de-estimulo-a-criacao-artistica-em-artes-visuais/


2. Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais
Abertura: 09/04/2010
Encerramento: 24/05/2010
Desenvolver a reflexão crítica e teórica acerca da atual arte brasileira é o objetivo deste edital. Ao lançar este programa, a Funarte cria condições para a formação profissional e para a produção do conhecimento artístico.

Neste ano, serão contemplados 10 projetos inéditos, que resultem em ações, obras e processos a serem apresentados ou expostos ao público. Todos os projetos devem ser propostos por pessoas físicas (artistas ou coletivos) e cada selecionado vai receber R$ 30 mil.

Mais informações:
(21) 2224-8090 e 2240-6475
bolsasceav@funarte.gov.br
http://www.funarte.gov.br/portal/2010/04/09/bolsa-funarte-de-estimulo-a-producao-critica-em-artes-visuais/


3. Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais
Abertura: 09/04/2010
Encerramento: 24/05/2010

O Programa Rede fomenta a reflexão e o debate sobre as artes visuais, investindo na capacitação de profissionais e na circulação do conhecimento. Em sua sétima edição, serão contemplados 40 projetos que promovam oficinas artísticas, palestras, atividades pedagógicas, atividades integradas, exposições, oficinas de qualificação e seminários.

Dez pessoas jurídicas receberão R$ 30 mil e, para as 30 pessoas físicas selecionadas, o prêmio será de R$ 20 mil.

Mais informações:
(21) 2224-8490/8330
rede@funarte.gov.br
http://www.funarte.gov.br/portal/2010/04/09/programa-rede-nacional-funarte-artes-visuais/


4.Funarte e MinC lançam edital do Conexão Artes Visuais 2010
Abertura: 25/03/2010
Encerramento: 08/05/2010

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura lançaram em 25 de março edital para a segunda edição do Conexão Artes Visuais. O programa viabilizará, com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes.

Ao todo, 30 proponentes serão contemplados. Cada um deles receberá R$ 55 mil para colocar seu projeto em prática. As inscrições, gratuitas, estão abertas para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país.

Por compreender as artes visuais como um campo de múltiplas manifestações, a Funarte oferece ao proponente plena liberdade de escolher a temática e a linguagem de seu projeto, assim como a localidade em que ele será desenvolvido. Dessa forma, serão contemplados projetos que trabalhem com as mais variadas formas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, desenho, objeto, performance, body art, instalação, intervenção urbana, poéticas visuais, cinema de artista, arte digital, grafite, site specific e animação. Serão aceitas também propostas que envolvam a circulação e o intercâmbio de obras e de profissionais da área. As atividades e os produtos gerados por meio do Conexão Artes Visuais serão oferecidos ao público gratuitamente. A análise dos projetos inscritos caberá a uma comissão composta por cinco integrantes de notório saber sobre a produção nacional na área das artes visuais; um de cada região do país. Durante o processo seletivo serão avaliadas: a excelência dos projetos, a qualificação dos profissionais envolvidos, a exequibilidade dos prazos propostos, a estratégia de planejamento das ações e a divulgação para o público-alvo.

Mais informações:
conexao@funarte.gov.br
(21) 2240-6475
http://www.funarte.gov.br/portal/2010/03/25/funarte-e-minc-lancam-edital-do-conexao-artes-visuais-2010/

Participe!
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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POR UMA IMAGEM VERDADEIRA

Reproduzindo informação:

A Câmara (dos Deputados Federais) analisa o Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias. Esses anúncios deverão trazer a seguinte mensagem escrita: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada."

"Em tempos de photoshop (especialmente o recém lançado e impressionante CS5), a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", afirma o deputado.

Botticelli, O Nascimento de Vênus (reprodução)

Partindo desse contexto é importante refletir com nossos alunos o que são imagens verdadeiras e como ocorreu a construção de imagens ao longo da história. Vale a pena levar essa dicussão para suas aulas.

Leia na íntegra a informação acima em http://bit.ly/9eMGAF

Reflita mais:
http://www.youtube.com/watch?v=2DiHXFaCHWk

http://www.campanhaporbelezareal.com.pt/

Carolina Marielli
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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HISTÓRIA CULTURAL DA MÚSICA POPULAR NO BRASIL

O livro História & Música: história cultural da música popular de Marcos Napolitano será debatido no CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP em São Paulo.

Leia trecho da divulgação:
O desafio básico de todo pesquisador que se propõe a pensar a música popular, do crítico mais ranzinza até o mais indulgente “fã-pesquisador”, é sistematizar uma abordagem que faça jus a estas duas facetas da experiência musical. Este é um dos objetivos desse trabalho. A música, sobretudo a chamada “música popular”, ocupa o lugar das mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional.
A abordagem do livro não é disciplinar, no sentido de enfocar o tema a partir do campo historiográfico, única e tão somente. A música, e os próprios musicólogos o reconhecem, torna-se tanto mais compreensível quanto mais forem os focos de luz sobre ela. Focos que devem ter origem em várias Ciências Humanas, como a sociologia, a antropologia, a crítica literária, a comunicação social, os estudos culturais como um todo. O livro em debate procura iniciar o jovem pesquisador neste campo de possibilidades.


Programa:
Expositor
Marcos Napolitano
Doutor em História Social – USP
Professor de História – USP

Debatedores
Tânia da Costa Garcia
Doutorada e Pós-Doutorada em História – USP
Professora de História – UNESP/Campus de Franca

Dmitri Cerboncini Fernandes
Doutorando do Departamento de Sociologia - USP

Mediador
Oscar D´Ambrósio
Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo
Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP

Inscrições gratuitas pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
28 de abril de 2010 (quarta-feira) às 18h30
CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903

Saiba mais: http://www.cedem.unesp.br/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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QUER PARTICIPAR DE UM SARAU?

Ocupe uma praça lendo, declamando, tocando, cantando, dançando ...
Clique na imagem para ampliar

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13 abril 2010

DISTRIBUIÇÃO DE DVDS: VÍDEO NAS ALDEIAS

Com o apoio da Petrobras Cultural, o projeto VÍDEO NAS ALDEIAS está distribuindo gratuitamente para escolas de Ensino Médio a coleção de DVDs "Cineastas Indígenas: Um Outro Olhar", com vídeos realizados pelos próprios índios.

Imagem disponível no site do projeto


Cadastre sua escola/instituição aqui.

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POP ARTE INVADE SÃO PAULO

A exposição de Andy Warhol na Estação Pinacoteca continua mobilizando São Paulo.

O Citibank da Avenida Paulista apresenta importantes obras de Claudio Tozzi e Marcello Nitsche em franco diálogo com Warhol, Lichtensteins e Cia.

Agora é a vez do Shopping Iguatemi receber "Diane Von Furstenberg Journey of a Dress",  exposição dedica à designer que, além de moda, apresenta capas de revista com a estilista (incluindo Interview, criada pelo próprio Warhol) e quadros feitos pelo Mr. America (veja links abaixo).

Look de Furstenberg exposto no Iguatemi

No site do patrocinador da exposição na Pinacoteca é possível produzir com muita facilidade imagens à la Warhol que poderão envolver seus alunos e desencadear atividades fundamentadas na pop arte: http://citi.mk.com.br/andy/

"Meu cachorro pop"
(imagem produzida em http://citi.mk.com.br/andy/)

Saiba mais sobre essa invasão pop:

Tozzi e Nitsche: https://www.latinamerica.citibank.com/BRGCB/JPS/portal/loadPage.do?path=/staticfiles/portuguese/homepage/expo.htm&tab=institucional

Diane Von Furstenberg: http://estilo.uol.com.br/moda/album/expo_dianevonfurstenberg_album.jhtm

Andy Warhol Mr. America: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u708029.shtml


José Minerini
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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12 abril 2010

MUITAS DÚVIDAS

Confesso que não tenho muito jeito com blogs, orkuts, twiters, facebooks, etc. Minhas incursões na internet se resumem a emails, sites de notícias e pesquisas. Assim, a prática de postar comentários (é esse o termo?) ainda não está em mim consolidada. Desafiando-me, escreverei aqui no arteducação online abordando algum assunto, se possível sobre arte/educação.

Na minha prática como professor formador de arte/educadores (e outras coisas da vida pessoal, acadêmica e profissional), situações, análises e dúvidas têm gerado muitas reflexões sobre minhas próprias convicções sobre o que penso.

Na faculdade, acompanhando os estágios supervisionados de meus alunos, com algumas exceções, é possível filtrar entre suas descrições e testemunhos como a arte é vista nas escolas. Solicitei aos licenciandos que levantassem junto aos alunos das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) o que estes alunos sabiam sobre arte. Propositadamente não direcionei nenhuma metodologia para investigarem isso – eles tinham de criar suas próprias estratégias para captarem estas respostas.

A dúvida de Tomé, Caravaggio, c. 1600 (reprodução)

Em nossas aulas, levantamos as respostas obtidas e a maioria delas evidenciaram questões de ordem técnica (desenho, pintura, escultura, etc.) ou conteudística (história, estilos, períodos, etc.). Com o devido limite desta pequena pesquisa, chegamos à conclusão que parte destas respostas foram moldadas pelas próprias aulas de Arte que as turmas tem nas escolas. E, novamente, parte disso vem das convicções, crenças e repertórios dos professores que estão em ação. Deixo claro que é PARTE e não o todo. Também não concordo em descarregar sobre o lombo dos professores toda responsabilidade dos problemas vividos nas escolas. Porém, percebo o quão complexo é construir um repertório crítico sobre arte e cultura na formação inicial do arte/educador. É claro que a formação deve ser contínua e deverá ir além da própria graduação, mas isso também não é uma coisa fácil de ser construída.

Onde quero chegar? Pensar em arte além do território restrito das artes visuais (nem toquei na diversidade desta área de conhecimento) não é suficiente para o ensino da cultura, como prega a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 26). Nem é por ser lei que cito isso, mas a justificativa que foi batalhada por muitos arte/educadores: para o ensino da cultura. Então o compromisso das aulas de arte na escola é ir além da própria fronteira das artes visuais ou teatro, ou dança, ou música, ou poesia, ou prosa, etc.

Parafraseando Ana Mae Barbosa, o ensino da arte proporcionaria um grau de reflexão crítica dos sujeitos, a ponto de selecionarmos nossos representantes e governantes com mais responsabilidade. Se os elegemos através das imagens (reais e atribuídas) que nos passam no dia-a-dia e durante as campanhas, lidar com estas leituras torna-se preponderante para a formação do cidadão. Neste caso, os arte/educadores tem uma gigantesca responsabilidade em suas mãos.

Solicitei, então, que os licenciandos fizessem uma pesquisa-reflexão: “O que é arte, para mim?”. Esta pergunta vem sendo feita a eles desde o 1º ano, por diversas disciplinas, porém  estou cobrando veementemente que esta auto-reflexão realmente seja feita com profundidade.

Não postarei os resultados destas reflexões por motivos éticos, mas estas aulas também mexeram com minhas concepções. Neste caso, sugiro sempre manter nosso espírito crítico vigilante e afiado.

Guilherme Nakashato
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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TINHORÃO NO IMS

O acervo de José Ramos Tinhorão passará a integrar a Reserva Técnica Musical do Instituto Moreira Sales no Rio de Janeiro. Na próxima terça-feira, 13 de abril, haverá palestra com o próprio Tinhorão e serão lançados três livros referentes ao jornalista e pesquisador musical.

Convite eletrônico enviado pelo IMS

IMPERDÍVEL!
Rua Marquês de São Vicente, 46, Gávea, Rio de Janeiro
21 3284 7400

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11 abril 2010

DOIS OU MAIS LUGARES

Para experimentar em aula: http://www.oamos.com/

Digite um nome entre aspas no campo Oamos Search e veja o que acontece.

Para refletir: Se esse programa virtual captura imagens/sons/palavras relacionados ao seu nome, é possível ter controle sobre as imagens que fazem de cada um de nós?


Debata com seus alunos sobre controle de imagens na cultura visual.

Digitei nomes de amigos e conhecidas e me diverti. Experimente também! Gostaria de saber o que aconteceu, mande seus comentários.


Edna Onodera
http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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09 abril 2010

EXPOSIÇÃO NO CENTRO DRAGÃO DO MAR

"Pra começo de século": exposição que comemora os 10 anos do Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza.
Convite eletrônico divulgado pelo museu

Se você visitou, conte pra nós como está a exposição e quais são as propostas educativas vinculadas.
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.dragaodomar.org.br/prog_mes_abril.php#museu

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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NADANÇA OFERECE CURSOS

Projeto pedagógico comandado por Uxa Xavier oferecere oficinas e cursos de dança para arte/educadores e crianças.
Dançando com tecidos (imagem disponível no blog do projeto NaDança)

Informe-se e participe: http://nadanca.blogspot.com/

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VOCÊ JÁ ENTROU NA CASA DO BANDEIRANTE? VENHA!

A parceria do arteducação produções com o Departamento do Patrimônio Histórico continua nesse domingo, 11/04/2010.

Dessa vez quem abrigará o PROJETO PODE ENTRAR! é a Casa do Bandeirante, uma das sedes do Museu da Cidade de São Paulo. Já foi?
Casa construída entre os séculos XVII e XVIII

Nesse espaço será ministrada oficina de escultura em jornal inspirada na exposição "Guerra dos Emboabas, 300 anos depois".

Venha que estamos te esperando!
a partir das 10h30
30 vagas
Livre
Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã
Inscrições gratuitas: 11 3031-0920

Conheça ainda mais o Museu da Cidade de São Paulo: http://www.museudacidade.sp.gov.br/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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PARQUE DO IBIRAPUERA É DA ARTE E DA CULTURA

Esse final de semana marca a inauguração do Pavilhão das Culturas Brasileiras no Ibirapuera. Nele estão agrupadas as coleções do extinto Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, itens coletados por Mario de Andrade  na Missão de Pesquisas Folclóricas, a coleção de arte indígena de indigenista Orlando Villas-Bôas, pinturas modernistas e design contemporâneo ao lado de obras populares e grafite.
Bancos que integram a exposição fotografados no interior do prédio

"Puras Misturas", a exposição inaugural, ficará em cartaz até 12 de setembro quando o museu novamente fechará as portas para finalizar a reforma do Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, antigo "Palácio dos Estados" .

Enquanto isso, no outro lado do Ibirapuera as obras de reforma do antigo Detran estão a todo vapor para receber a nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Interior do Detran em obras

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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08 abril 2010

CASAS HISTÓRICAS DE SÃO PAULO

Educadores do arteducação produções, em parceria com o Departamento do Patrimônio Histórico, falam sobre a Casa Modernista e a Casa do Bandeirante em reportagem do Caderno Turismo da Folha de São Paulo de hoje.

Essas casas integram o Museu da Cidade de São Paulo.

Veja as fotos e ouça a reportagem em http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u717769.shtml

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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CENTENÁRIO DE ADONIRAN

Você já começou a pensar no segundo semestre?
Em 6 de agosto de 2010 será comemorado o centenário de nascimento do camarada do Arnesto, o João Rubinato.

Fotografia do autor de "Trem das Onze"

Post confuso? Talvez esse vídeo ajude a esclarecer: http://www.youtube.com/watch?v=D8ZBxlSFnjY

Pesquise e desenvolva sonoras aulas!

arteducação online pergunta: esse centenário será importante apenas para o ensino da música?

Ah, relembrando: 2011 logo mais estará por aí e o Ensino de Música deverá ser regularmente oferecido nas escolas.

José Minerini
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CURSO DE ARTETERAPIA

Oferecido no Rio de Janeiro e em Curitiba.



Informações:

Contatos: 21-34736881/21-3062340

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ANA MAE INFORMA: CRIADORES SOBRE OUTRAS OBRAS

A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa promove em 27 e 28 de Março de 2010 o Congresso Internacional CSO’2010 – Criadores sobre outras obras.

O tema proposto é o olhar particular que cada um dos autores/artistas lança sobre a obra de um colega de profissão, envolvendo artistas visuais, performers, encenadores, compositores, cineastas e outros.

Veja as instituições brasileiras que estarão representadas:

Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IAR) e Faculdade de Educação.

Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC/CEART).

Curso de Graduação em Letras e de Mestrado em Estudos de Linguagem do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.

Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP).

Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Escola Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul (RS).

Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA-UFRGS), Porto Alegre, RS.

Universidade Estadual de Santa Catarina.

Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Colégio IPA do Centro Universitário Metodista e do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Maiores informações em
 http://sites.google.com/site/congressocso2010/

Ana Mae Barbosa, especial para arteducação online.

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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CULTURA VISUAL: REINVENÇÃO DO HUMANO

Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual em Goiânia.



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06 abril 2010

ARTE E CULTURA: ENTRE ESCOLHER E CONSUMIR

Fácil seria deduzirmos que algumas das exposições mais frequentadas possuem ostensivas e dispendiosas estratégias para divulgação nas quais - no conforto dessa era informativa em que vivemos - quem pode mais se divulga mais e atrai mais.

Como você organiza sua programação cultural? Quais meios você acessa na hora de vivenciar cultura e exposições? Já percebeu que suas opções se desdobram em universos ainda mais amplos do que foi divulgado e imaginado?

Certamente você já deve ter vivido experiências maravilhosas em museus e instituições culturais jamais previstas em artigos de jornal ou chamadas televisivas. Essas experiências podem ser provocadas e enriquecidas por ações desenvolvidas pelos educadores destes espaços.

Sim, essa é São Paulo
(fotografia de Luiz Henrique Assunção, disponível em http://blogsergiofreire.wordpress.com/2009/05/03/musica-domingo-em-sampa/)

Assim, convido todos/as a investigarem os muitos espaços dedicados à arte e à cultura na cidade de São Paulo que só poderá ser descoberta ao percorre-la, vivenciando-a, estabelecendo diálogos, presentificando-se nela, afinal, você escolhe ou consome arte e cultura nessa cidade?

Esses locais freqüentemente disponibilizam educadores. Procure-os!

Camila Lia

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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XI PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ

Êba: concorra a R$ 7.000,00, publique seu trabalho e traga benefícios para a sua escola.

Tag do concurso com obra de Carmela Gross


Boa sorte!

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ANA MAE INFORMA: CONSTRUA SEU PRÓPRIO MUNDO

O tema da Bienal 2010 01 SJ (San Jose/Califórnia) é "Construa seu próprio mundo".

 Este tema é baseado na noção de que artistas, engenheiros, designers, arquitetos, corporações e cidadãos têm instrumentos para reconstruir o mundo em ambos os sentidos, de modo amplo e de formas pontuais, atuando ao nosso redor.

O diretor Steve Dietz, diz:
"Este ano a Bienal é acerca de como idéias e indivíduos inovativos são poderosos em todo o mundo, como podemos fazer a diferença e juntos construir uma plataforma diferenciada para soluções criativas e engajamento público que envolva cada uma das cidades como um todo."

"Empire Drive-in" de Todd Chandler e Jeff Stark, artistas que participarão de 2010 01 SJ (imagem disponível em http://01sj.org/)

Estamos falando acerca de alimentar a imaginação e a inspiração necessárias para construir um mundo no qual queiramos viver e no qual somos capazes de conviver.

Ana Mae Barbosa, especial para arteducação online

Saiba mais em http://01sj.org/

http://www.arteducacaoproducoes.com.br/
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